Anisocitose é o termo que se dá quando o RDW se encontra aumentado, podendo ser visto no esfregaço sanguíneo uma grande variação de tamanho entre as hemácias.
Alterações na forma do eritrócito: anisocitose (variação de tamanho dos eritrócitos), poiquilocitose (variação do formato dos eritrócitos), acantócitos (eritrócitos com projeções de membrana em pontas), leptócitos (eritrócitos de forma elíptica), esquistócitos (eritrócitos fragmentados) e esferócitos (eritrócitos de ...
Significado de Policromasia substantivo [Medicina] Variação de cor das hemácias, decorrente do teor de hemoglobina.
Situação caracterizada pela presença de glóbulos vermelhos que têm afinidade para corantes ácidos, básicos ou neutros. Tendência de certas células (certos glóbulos vermelhos, por exemplo) para serem corados por corantes básicos ou ácidos.
Considera-se leucopenia a contagem total de leucócitos abaixo do limite inferior normal para a população. De maneira geral, a contagem de leucócitos é normal entre 3.
A linfocitose é a contagem aumentada de linfócitos, sendo definida como uma contagem absoluta de linfócitos superior a 4.
Causas da linfocitose absoluta incluem: infecção viral aguda, como a mononucleose, infecção pelo vírus Epstein-Barr, HIV e hepatite; outras infecções agudas como pertússis e toxoplasmose; infecções intracelulares por bactérias como na tuberculose ou brucelose.
Nas infecções virais podemos ter uma linfocitose relativa e absoluta em outras palavras a linfocitose relativa quando temos um aumento percentual por exemplo, em 100% dos glóbulos brancos o normal para um adulto é de 45%-50% se for maior do que isto teremos uma linfocitose relativa.
Leucócitos são células sanguíneas também conhecidas como glóbulos brancos, e atuam para a defesa do organismo. O número menor que o normal de leucócitos no sangue é chamado de leucopenia e pode estar relacionado á infecções, desnutrição, doenças autoimunes, doenças da medula óssea, do baço e tireoide.