A irrigação por inundação consiste, basicamente, em colocar uma lâmina de água em compartimentos formados no terreno, denominados de tabuleiros ou quadros, que são limitados por pequenos diques ou taipas (Figura 3).
Basicamente, os sistemas de irrigação por aspersão convencional podem ser classificados como: portáteis, móveis e fixos.
Entre as principais vantagens apresentadas por esse método destacam-se a não-exigência de um processo de sistematização do terreno, a disponibilidade de maior área cultivável (ao contrário da irrigação por superfície não há perda de área), o fato de não possuir restrição quanto ao horário de aplicação e não causar ...
São empregados para irrigação de pequenas áreas. Um sistema de aspersão convencional recentemente empregado no Brasil é o sistema de aspersão em malha. Esse sistema é fixo, com tubulações enterradas.
Principais Métodos e Sistemas de Irrigação Método de irrigação é a forma pela qual a água pode ser aplicada às culturas. Basicamente, são quatro os métodos de irrigação: superfície, aspersão, localizada e subirrigação. Para cada método, há dois ou mais sistemas de irrigação, que podem ser empregados.
Confira abaixo quais são elas:
A irrigação por sulcos é um método que consiste na distribuição de água através de pequenos canais (os sulcos), paralelos às fileiras de plantas.
A irrigação é muito importante para a agricultura, por ser uma das práticas mais seguras para garantir a produção agrícola. Ela deve suprir as culturas com a quantidade de água certa e no momento certo, levando-se em consideração as condições de solo, de água, de clima e da cultura que variam de local para local.
Benefícios da irrigação
Um adequado sistema de irrigação deverá ser capaz de propiciar ao produtor a possibilidade de fazer uso do recurso água com a máxima eficiência, aumentando a produtividade das culturas, reduzindo os custos de produção e, consequentemente, maximizando o retorno dos investimentos.
A importância da irrigação consiste em complementar a disponibilidade da água provida naturalmente pela chuva, proporcionando ao solo teor de umidade suficiente para suprir as necessidades hídricas das culturas. Tal umidade no solo afeta diretamente a produtividade das plantações.
A água é recurso vital para a sobrevivência. Não somente para consumo, ela é fundamental para a produção de alimentos. ... A agricultura é uma atividade que demanda o uso da água para a cultura dos alimentos e a manutenção das lavouras em diferentes regiões do mundo.
Água de boa qualidade é fundamental para a produção de carne e leite de qualidade, além de garantir o bem-estar dos animais. ... Atualmente, a maioria do rebanho bovino consome água através do acesso direto ao recurso hídrico, ou seja, em aguadas naturais como córregos, riachos, lagos, lagoas.