Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura. Outro agravante da inversão térmica é que a camada de ar fria fica retida nas regiões próximas à superfície terrestre com uma grande concentração de poluentes.
A inversão térmica nas áreas urbanas impede a circulação da poira, da poluição e de demais elementos que ficam presos no ar próximos à superfície terrestre, fazendo com que esse ar seja sempre respirado pelos indivíduos que transitam na área urbana.
Consequências da inversão térmica em grandes centros urbanos:
Nesse caso, as massas de ar frias, mais pesadas acabam descendo, ficando mais próximas à superfície. Ao mesmo tempo, a massa mais quente sobe, por ser menos densa e mais leve. Assim, próximo à superfície fica retido grande quantidade de poluentes pela presença de dificuldade da circulação necessária das massas de ar.
Inversão térmica prejudica a saúde e aumenta problemas respiratórios. A Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte: a diminuição da unidade relativa do ar, junto com a poluição, pode prejudicar a saúde, principalmente se o valor da umidade estiver abaixo dos 20%.
O processo da inversão térmica permite um maior contato das pessoas com o ar poluído, já que ele não consegue ser dissipado com o bloqueio. Esse contato pode gerar alguns problemas de saúde na população desses locais, como doenças cardiorrespiratórias, coceiras nos olhos e na garganta, asma, bronquite, entres outros.
⇒ Esse fenômeno pode causar, como citado acima, o aumento da concentração da poluição atmosférica nas camadas de ar frio mais baixas da atmosfera, o que pode causar problemas respiratórios, como inflamações das mucosas e câncer, e ambientais, pois os gases da poluição podem precipitar e reagir no concreto e ferragens ...
Entre esses transtornos, a depressão e a ansiedade estão entre as maiores causas de incapacidade. Em um estágio mais grave, elas impedem que o paciente realize suas atividades comuns do dia a dia, afetando sua produtividade e gerando um alto impacto nos relacionamentos e também na economia.
Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade. ... As consequências do aquecimento global são diversificadas e complexas, podendo gerar danos irreversíveis à humanidade.
Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra causado por massivas emissões de gases que intensificam o efeito estufa, originados de uma série de atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra, como o desmatamento, bem ...
O aquecimento global refere-se ao aumento anormal da temperatura média do planeta registrado nas últimas décadas. Esse fenômeno é associado principalmente às ações antrópicas.
O aquecimento global é o processo de mudança da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos. O acúmulo de altas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera bloqueia o calor emitido pelo sol e o prende na superfície terrestre, aumentando a temperatura média da Terra.
A concentração desses gases na atmosfera impede que o calor seja irradiado, aquecendo ainda mais a superfície terrestre, aumentando, portanto, as temperaturas. Esse aumento das temperaturas decorrente da intensificação do efeito estufa é conhecido como aquecimento global.
A luz solar penetra a atmosfera, aquece solos e águas e o calor gerado é re-emitido pela superfície terrestre na forma de radiação infravermelha, mas os gases de efeito estufa bloqueiam o escape dessa radiação para o espaço, mantendo assim um nível de aquecimento necessário para a manutenção da vida.
Quanto maior a emissão de gases como o CO2, maior a degradação da camada de ozônio e a intensificação do efeito estufa. O aquecimento global desequilibra o planeta e, consequentemente, acentua ainda mais o efeito estufa, criando um ciclo de devastação.
COMO ACONTECE O EFEITO ESTUFA? Você sabe como acontece? Inúmeros gases que fazem parte da atmosfera absorvem a radiação infravermelha da Terra, provocando um aumento da temperatura da superfície do nosso planeta e da camada atmosférica que a rodeia.
Curiosidades. Os Estados Unidos, maior emissor de dióxido de carbono do mundo (36,1%), assinou mas não ratificou o Protocolo de Kyoto, alegando que a implantação das metas e diretrizes propostas pelo acordo prejudicariam a economia do país.