Na inflamação purulenta há grande produção de pus ou exsudato purulento, constituído de neutrófilos, células necróticas, fluido, edema e bactérias piogênicas. Um exemplo comum de uma inflamação aguda purulenta é a apendicite aguda. O abscesso é formado em tecidos que sofreram inflamação purulenta.
A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, traumas físicos e exposição à radiação e a produtos químicos irritativos.
Os 5 Sinais Flogísticos da inflamação são: Dor, Calor, Rubor, Edema e Perda de função. A inflamação é uma resposta do sistema imunológico do corpo que acontece quando o organismo se encontra frente a alguma lesão, trauma, radiação ou presença de micro-organismos.
Apesar de na maioria das vezes a inflamação do útero não levar ao aparecimento de sinais e sintomas, quando estes aparecem são:
Sintomas de inflamação
Em caso de inflamação no útero causada por vírus ou bactérias, o ginecologista pode indicar o uso de antibióticos ou antivirais como a clindamicina, aciclovir ou metronidazol, que podem ser indicados na forma de comprimidos ou de pomada, podendo o tratamento ser feito em casa.