Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários. Textos narrativos e/ou poéticos que possuem elementos artísticos e tendem a causar emoção. São textos informativos e objetivos. Estética.
Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático.
Ao escolhermos uma obra a ser lida para nossas crianças em casa ou na escola, um grupo considerável de critérios precisam ser considerados, entre eles, autoria, gênero, ilustrador, quantidade e qualidade do texto e até temas que podem desencadear indagações e diálogos acalorados.
10 motivos para ler poemas infantis às crianças desde cedo
- Preparar a leitura: ler com antecedência para conhecer o texto, para saber onde precisa entonar a voz e onde parar, se for um texto que será lido por mais de um dia. - Ao chegar à sala de aula, não escrever nada na lousa, por exemplo, cabeçalho ou agenda do dia.
Os benefícios e as formas de fazer o aluno ler em voz alta
adjetivo Refere-se ao versículo cantado, dito ou entoado pelo celebrante que, antes de um salmo ou canção religiosa, deve ser repetido pelos fiéis em coro; relacionado com antífona.
A leitura colaborativa baseia-se no princípio teórico-metodológico de que se aprende em colaboração com o outro. Sendo assim, o texto a ser lido precisa ser aquele para o qual os alunos não possuam proficiência autônoma, pois, se assim fosse, não precisariam de colaboração para recuperar os sentidos do texto.