Período pré-colonial - Pau-brasil, capitanias hereditárias e Governo-geral. O período que vai de 1500, data da chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral, até 1530; é denominado pelos historiadores de período pré-colonial.
A primeira atividade econômica que foi explorada foi a extração do Pau-Brasil. A exploração do Pau-Brasil era feita pelos índios e se intensificou com a chegada dos portugueses. ... Também havia atividades econômicas secundárias, como: Produção de gêneros alimentícios, indústria naval,etc.
As feitorias portuguesas foram entrepostos comerciais, geralmente fortificados e instalados em zonas costeiras, que os portugueses construíram para centralizar e, assim, dominar o comércio dos produtos locais para o reino (e daí para a Europa).
O açúcar foi a primeira grande riqueza produzida em terras brasileiras. Durante meados do século XVI e XVII, tornou-se a principal fonte de riqueza da colônia.
Resposta. As principais atividades: pau-brasil, drogas do sertão (Amazônia), cana-de-açúcar, mineração (ouro e diamantes) e pecuária.
O pau-brasil é uma árvore nativa do Brasil e sua exploração foi a primeira atividade econômica realizada pelos portugueses, quando chegaram aqui, no século XVI. A exploração dessa árvore foi tão intensa que a árvore quase foi extinta. O trabalho de derrubada da árvore era realizado pelos indígenas com base no escambo.
Os principais produtos foram Pau-Brasil, Açúcar e o Ouro.
a cana-de-acucar, foi trazido pelo Martim Afonso de souza para o Brasil... Mas foi bem explorado...e prejudicou muito as nossas antigas terras...
pau-brasil
Qual era o interesse econômico envolvido na extração dessa árvore?
Resposta. Porque o lucro era muito vantajoso. O açúcar era uma especiaria muito relevante, por ser valorizado e procurado em muitos mercados europeus. A fácil adaptação da cana ao solo e clima brasileiros facilitou seu cultivo, principalmente no Nordeste do Brasil, possibilitando lucros muito vantajosos para Portugal.