Intoxicação por inalação: leve a vítima para um local arejado e encaminhe para o atendimento médico. Intoxicação alimentar: nesses casos é preciso deixar a pessoa vomitar e evacuar quantas vezes forem necessárias.
As medidas a serem tomadas nesse caso seriam chamar o SAMU (192) imediatamente. Enquanto a ambulância não chega, lembre-se de afastar o agente tóxico do paciente. Para ajudar ainda mais no socorro à vítima de envenenamento, procure mais informações sobre a substância causadora dessa emergência.
Também deve-se dar especial atenção às crianças, que têm maior chance de contato ou ingestão acidental de produtos intoxicantes e de sofrerem acidentes domésticos....Como é feito o tratamento.
A ingestão pode causar severas queimaduras das membranas mucosas do sistema digestivo. Medidas de Primeiros Socorros: levar o acidentado para um local arejado, fora da zona de perigo. Retirar as roupas contaminadas. Encaminhar ao serviço médico mais próximo levando esta ficha.
Veja a seguir algumas dicas simples que podem evitar intoxicação e envenenamento: Não guardar produtos que podem causar intoxicação e envenenamento, como soda cáustica, álcool, detergentes e água sanitária, em locais de fácil acesso para crianças. O mais recomendado é utilizar armários fechados para armazená-los.
Na maioria dos casos, a intoxicação alimentar é tratada com repouso e reidratação com água, chás, sucos de fruta natural, água de coco ou bebidas isotônicas sem a necessidade de se tomar nenhum remédio específico....Remédios para intoxicação alimentar
Os medicamentos mais usados para o tratar uma intoxicação alimentar são:
De forma geral, a intoxicação medicamentosa apresenta estes sintomas:
Classicamente tais efeitos são divididos em intoxicação aguda e intoxicação crônica. Pode ocorrer de forma leve, moderada ou grave, a depender da quantidade de veneno absorvido, do tempo de absorção, da toxicidade do produto e do tempo decorrido entre a exposição e o atendimento médico.
A penetração dos agentes tóxicos no organismo pode ocorrer por três formas: pela inalação, pela ingestão e pelo contato com a pele. Falaremos agora sobre cada uma dessas vias de exposição das substâncias tóxicas.
Contato direto com plantas ou substâncias químicas tóxicas. Aspiração de vapores ou gases emanados de substâncias tóxicas. Queimaduras, lesões ou manchas ao redor da boca. ambiente.
O exame de colinesterase é um teste laboratorial solicitado com o objetivo de verificar o grau de exposição da pessoa a produtos tóxicos, como pesticidas, inseticidas, herbicidas ou adubos, por exemplo, sendo portanto mais indicado para agricultores, já que estão em contato constante com produtos agrícolas.
O envenenamento é o efeito produzido no organismo por um veneno, quer este seja introduzido pela via digestiva, pela via respiratória ou pela pele. Arrepios e sudação abundante, dores abdominais, náuseas e vómitos, diarreia, vertigens, prostração, síncope (desmaio), agitação e delírio.
Intoxicação medicamentosa consiste em uma série de sinais e sintomas produzidos, quando um medicamento é ingerido, inalado, injetado ou entra em contato com a pele, olhos ou membranas mucosas em dose(s) acimada(s) terapêutica(s).
No caso de ingestão, a melhor forma consiste em fazer lavagem gástrica no hospital, no entanto, enquanto se espera pela ajuda médica pode-se beber 100 g de carvão vegetal ativado em pó diluído num copo de água, para adultos, ou 25 g desse carvão, para crianças.
Pessoas ou animais que ingerem o chumbinho sentem fortes dores, anseiam vômitos e também perdem o sistema imunológico, além de prejudicar células e tecidos. Estudos comprovam que seu uso como raticida não é eficiente. Apesar do rato, após comer o veneno, morrer bem próximo ao alimento envenenado.
Indivíduos intoxicados tendem a apresentar constrição das pupilas, falta de ar, hipotermia, lacrimejamento, salivação, além de micção e defecação intensas. Os músculos da face se contraem, há manifestação de tremores, fraqueza e, depois, paralisia.
O efeito do "chumbinho" em animais é bem rápido, aparecendo 5 a 10 minutos após a ingestão. Os sinais irão depender do tamanho do animal e da quantidade ingerida. Grandes quantidades podem causar morte súbita.
“Ele não tem antídoto nenhum. Em caso de contaminação, o mais certo é pedir que Deus abençoe. Ele é um veneno que pode levar a morte a qualquer ser vivo, inclusivo o homem”, alertou o médico. Com os venenos liberados pelo MS acontece diferente.
Se você se encontrar longe de um profissional, dê carvão ativado diluído em água. Ele impede a absorção completa do agente tóxico pelo organismo, mas só funciona quando aplicado logo após o incidente.
O tratamento das intoxicações por organofosforados baseia-se principalmente no uso da atropina, antídoto sintomático e, com menor freqüência, das oximas, antídotos específicos que reativam as colinesterases.
Diagnóstico. O diagnóstico da intoxicação por chumbo baseia-se nos sintomas e em um exame de sangue. É preciso fazer exames de sangue frequentes nos adultos cujo trabalho consista na manipulação de chumbo.
O “Chumbinho” é uma pesticida da classe dos carbamatos, o aldicarb, desviado do seu uso exclusivo como inseticida usado no comércio informal como raticida.