1_O que estabelece a RDC n°44/2009? Estabelece os critérios e condições mínimas para o cumprimento das Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias.
São considerados serviços farmacêuticos passíveis de serem prestados em farmácias ou drogarias a atenção farmacêutica e a perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos, regulamentados pela ANVISA e preconizados pela RDC 44/09. Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Hipolabor ajuda: Quais os serviços farmacêuticos que podem ser prestados nas farmácias?
Nas farmácias, também é possível fazer pequenos curativos para fechar pontos cirúrgicos ou interromper pequenas lesões. O farmacêutico está apto a realizar este tipo de procedimento com segurança.
Farmácia é um estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica.
É permitida, às farmácias e drogarias, a comercialização de medicamentos, plantas medicinais, drogas vegetais, cosméticos, perfumes, produtos de higiene pessoal, produtos médicos e para diagnóstico in vitro.
O que não é permitido vender em drogaria?
Então, por exemplo: termômetros; testes glicêmicos; cosméticos; artigos de higiene pessoal e perfumes; alimentos para fins especiais; produtos para saúde; plantas medicinais; chás naturais e drogas vegetais são uma pequena parte dos produtos correlatos que estão autorizados a serem vendidos em farmácias.
A vigilância sanitária tem como uma de suas funções o acompanhamento e a avaliação do uso de medicamentos, conforme uma perspectiva de obtenção de resultados concretos e de melhorias da qualidade de vida da sociedade.
Somente esse profissional, em razão da sua formação acadêmica e de as- pectos relacionados à legislação vigente, possui plena capacidade técnica e legal para aferir eventual risco sanitário relativo à fabricação, manipulação, armazena- gem, transporte e distribuição de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e ...
Farmacêutico na vigilância sanitária Habilitado a fiscalizar diversos produtos e serviços, o farmacêutico tem participação estratégica nesse contexto. Além de contar com formação acadêmica e capacitação adequada, o profissional precisa conhecer aspectos legais da função.
A faixa salarial do Farmacêutico em Vigilância Epidemiológica fica entre R$ 3.
O fiscal é um farmacêutico concursado e nomeado, com poder de polícia e fé pública, responsável pela fiscalização das atividades farmacêuticas em empresas ou estabelecimentos que exploram atividades onde se faça necessária a atuação de farmacêutico.
O órgão responsável pela fiscalização dos produtos farmacêuticos é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Cabe a ele, inclusive, fiscalizar os pontos de venda de medicamentos, como farmácias e drogarias.
Para denunciar alguma irregularidade, qualquer cidadão, sendo ou não farmacêutico, pode contatar o CRF-SP por meio do telefone ou pelo endereço de e-mail denuncia@crfsp.org.br, informando o nome fantasia e endereço completo da farmácia ou drogaria e os fatos ocorridos.
Quanto ganha um Farmacêutico Fiscal na Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP)? Os salários de Farmacêutico Fiscal na Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) estão entre R$6.
Os aprovados serão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e cumprirão jornada de 40 horas semanais. Candidatos de nível fundamental deverão responder 35 questões de língua portuguesa (12), raciocínio lógico e matemático (8) e conhecimentos específicos (15).
A CND também é conhecida como CRF (Certificado de Regularidade do FGTS) ou simplesmente certidão do FGTS. Esse documento comprova a regularidade tanto da empresa quanto do colaborador com o Fundo de Garantia. Ou seja, comprova que o empregador está depositando o valor do FGTS de seus funcionários mensalmente.
Para que se possa acessar o Atendimento Eletrônico do CRF-SP é necessário o cadastro do Usuário por meio do endereço eletrônico https://ecat.crfsp.org.br/.
Como emitir e imprimir o certificado de regularidade do FGTS?
A emissão da certidão negativa para o FGTS é feita através do site da Caixa Econômica Federal na página de Consulta da Regularidade do Empregador. Na consulta feita na página disponibilizada, o usuário pode utilizar o cadastro CNPJ ou CEI, da pessoa jurídica ou física.
Para a consulta da CND pessoa física, basta acessar o portal da receita e informar o seu CPF. Caso não haja pendências, será gerada a certidão negativa. Para a consulta da CND pessoa jurídica, basta acessar o portal da receita e informar o seu CNPJ. Caso não haja pendências, será gerada a certidão negativa.
O Certificado de Regularidade é emitido pela própria empresa através do site do IBAMA. Para emitir a organização utiliza o seu login gerado no cadastro CTF/APP. A sua emissão deve ser realizada através do site http://www.ibama.gov.br/cadastros/ctf/certificado-de-regularidade.