A coagulação intravascular disseminada (CID ou CIVD), também chamada de coagulopatia de consumo, é um processo patológico no corpo no qual o sangue começa a coagular por todo o corpo. Isso diminui o número de plaquetas e fatores de coagulação do corpo, existindo, paradoxalmente, um risco aumentado de hemorragia.
A coagulação intravascular disseminada (CID) é um termo fisiopatológico que inclui tanto a trombose quanto a hemorragia no corpo. É também conhecida como coagulopatia de consumo, uma vez que os fatores de coagulação no plasma são consumidos durante o processo de coagulação.
A fibrina é uma proteína que atua como uma primeira resposta sempre que seu corpo está ferido, com o fim de desempenhar um papel importante no processo de coagulação do sangue. ... Em forma de fios longos, cada molécula de fibrina se entrelaça para formar uma fina malha ao redor da lesão.
A contagem plaquetária deve ser realizada para detectar trombocitopenia, que é definida como uma contagem de plaquetas inferior a 150.
Hemorragias e distúrbios da coagulação são diagnosticados pelo histórico clínico, exame físico e exames laboratoriais. O exame de sangue inclui hemograma completo, tempo de protrombina, tempo parcial da tromboplastina, contagem de plaquetas, tempo de coagulação e verificação de deficiências nas proteínas no sangue.
Quando é interna, pode ser mais difícil de identificar, porém os sinais que indicam a presença de uma hemorragia deste tipo são:
Os sintomas mais frequentes que podem estar associados a hemorragias internas em vários locais são tonturas, fraqueza normalmente num dos lados do corpo, desmaio, diminuição da pressão sanguínea, problemas de visão, dor de cabeça forte, dor abdominal, dificuldade para engolir e para respirar, dor no peito, náuseas, ...
Principais sintomas