A criptografia, considerada como a ciência e a arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em código, é um dos principais mecanismos de segurança que você pode usar para se proteger dos riscos associados ao uso da Internet.
Criptografar uma única mensagem
Texto criptografado (ou cifrado): Informação incompreensível para aqueles que não devem ter acesso a ela. Criptografar (ou cifrar): Utilizar um segredo para transformar um texto claro em texto cifrado. Pode ser revertido (descriptografado ou decifrado) por aqueles que souberem o segredo correto.
Métodos criptográficos proporcionam a segurança necessária ao converter o conteúdo de imagens para um equivalente criptográfico. Técnicas de criptografia simétrica como assimétrica podem ser utilizadas, porém o foco desse trabalho foi a análise de métodos com chave assimétrica.
Criptografia é uma ciência secular que utiliza a cifragem dos dados para embaralhar as informações de forma que apenas os que detém a chave para decriptografar os dados tenham acesso à informação original. Criptografia Simétrica utiliza uma chave única para cifrar e decifrar a mensagem.
Quais são os principais tipos de criptografia?
AES
A encriptação da rede local sem fios é utilizada para proteger a sua rede sem fios com um protocolo de autenticação que requer uma palavra-passe ou uma chave de rede quando um utilizador ou dispositivo tenta estabelecer ligação.
Chave WPA é basicamente um protocolo de segurança de rede de internet Wi-Fi que protege informações e dados do usuário contra invasores e hackers. O WPA (Wi-Fi Protected Acess, ou Acesso Protegido Wi-Fi) é uma proteção de comunicação via rádio que foi criado no ano de 2003.
A principal diferença entre os dois é que o WPA original utiliza algoritmo RC4 (o mesmo sistema de encriptação usado no WEP) e garante a segurança da conexão através da troca periódica da chave de encriptação (utilizando o TKIP), enquanto o WPA2 utiliza o AES, um sistema de encriptação mais seguro e também mais pesado.
9 dicas para configurar melhor a rede Wi-Fi do seu roteador
Entre os protocolos existentes, WEP, WPA e WPA2, o melhor para garantir a segurança wifi é o WPA2 somado a um bom sistema de criptografia. Existem dois tipos de criptografia para garantir segurança wifi: O TKIP (Temporal Key Integrity Protocol) e o AES (Advanced Encryption Standard).
WPA-PSK (TKIP): Essa opção usa a versão original do protocolo WPA, que foi substituído pelo WPA2 e não é seguro. ... WPA2-PSK (AES): Última configuração, esta é a opção mais segura, pois utiliza WPA2, mais recente padrão de criptografia Wi-Fi, combinado com o protocolo de criptografia AES.
WPA, é uma abreviatura para Wi-Fi® Protected Access, que é uma especificação de encriptação de dados para uma rede local wireless. O WPA2-PSK permite á máquina wireless Brother associar-se a pontos de acesso utilizando o método de encriptação AES. ...
O WEP é um sistema de criptografia adotado pelo padrão IEEE 802.
clique com o botão direito do mouse na rede Wi-Fi ativa e selecione "Status"; em "Status de Wi-Fi", clique em "Propriedades da conexão sem fio" e então em "Segurança"; marque a caixa de seleção "Mostrar caracteres"; a senha estará visível no campo "Chave de segurança de rede".
Passo 1: No campo Security Mode,(Modo de Segurança) selecione WPA2 Personal (WPA2 Pessoal) e digite sua Passphrase (Senha). NOTA: A senha deve ser composta por no minimo oito (8) caracteres e é sensível a maiúsculas. NOTA: WPA2 Perssoal também é referido como PSK2 para aluns roteadores Linksys.
O AES é uma primitiva criptográfica destinada a compor sistemas de cifragem e decifragem simétrica (i.e. mesma chave para cifrar e decifrar). É uma cifra de bloco, ou seja, opera em blocos de tamanho fixo (128 bits, ou 16 bytes). ... Se a chave for a chave correta, essa saída será idêntica à mensagem original.
O algoritmo descrito pelo AES é um algoritmo de chave simétrica, ou seja, a mesma chave é usada para criptografar e descriptografar os dados. ... AES tornou-se eficaz como um padrão do governo federal em 26 de maio de 2002, após a aprovação do Secretário de Comércio.