Tem mais depois da publicidade ;) 1ª propriedade: Se o radical possuir índice igual ao expoente do radicando, a raiz será igual à base do radicando. Podemos afirmar que essa propriedade será válida sempre que n for um número natural e a for um número real não negativo.
Propriedades dos radicais
Propriedades das potências
O produto de radicais com mesmo índice é igual ao resultado da multiplicação dos radicandos: Quarta propriedade. Essa propriedade somente é válida quando o índice é maior que 1 e os radicais algarismos reais. Se os radicais forem maiores ou iguais a zero é necessário que o índice seja par.
Para simplificar alguns radicais, basta reescrever o radicando como produto de fatores primos. Para tanto, fatore o radicando e observe o índice do radical. Supondo que esse índice seja 3, reagrupe os fatores primos encontrados em potências de expoente 3.
Para fazê-lo, multiplique o numerador pelo denominador da fração pela raiz quadrada que precisar cancelar. Continue simplificando, se necessário. Às vezes, vai sobrar um coeficiente que não pode ser simplificado, ou reduzido. Simplifique os números inteiros no numerador e denominador ao simplificar qualquer fração.
Resposta. numero elevado a fração vira raiz, o denominador (de cima) vira potencia e o numerador (de baixo) vira o grau da raiz, logo isso é ²√2.
Por exemplo, considere √2: Para transformar √2 em potência, repita o 2 e coloque o expoente 1/2. O expoente é 1/2, porque o numerador 1 é extraído do expoente do 2 dentro da raiz, e o denominador 2 é porque se trata de raiz quadrada. Se fosse raiz cúbica por exemplo ∛2, ficaria 2 elevado ao expoente 1/3.
Raiz: tem acento?
Para transformar raiz quadrada em fração, devemos elevar o radical da raiz a uma fração entre seu expoente e o índice do radical. Esta questão está relacionada com raiz quadrada. A raiz quadrada de um determinado número é um valor que, quando multiplicado por si próprio, possui como resultado o número inicial.
Desse modo, podemos definir a potenciação de frações da seguinte maneira: Assim, caso seja necessário calcular uma potência que envolva uma fração, basta elevar separadamente numerador e denominador àquele expoente.
Note que quando escrevemos um número com potência fracionária, teremos a seguinte propriedade: O numerador da potência corresponde ao expoente do número que está na base. O denominador da potência corresponde ao grau da raiz.
Quando esse expoente é uma fração, ou seja, possui numerador e denominador, devemos transformá-lo em uma raiz, isto é: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) No lado esquerdo da igualdade, temos que: a = base, n = expoente.
Para se transformar uma fração decimal em número decimal, basta dar ao numerador tantas casas decimais quantos forem os zeros do denominador.
Se for esse o caso, basta somar os numeradores. Subtraia frações de mesmo denominador subtraindo os numeradores. Se for necessário subtrair frações, elas devem ter um denominador em comum da mesma forma que ocorre na soma. Para isso, basta subtrair o valor menor do valor maior no numerador e o problema será resolvido.
Para dividir frações por um número inteiro, tudo o que precisa é converter o número inteiro numa fração, encontrar o inverso, e multiplicar o resultado pela primeira fração. Multiplica-se a primeira fração, pelo inverso da segunda.
A multiplicação de frações é realizada multiplicando o numerador da primeira fração com o numerador da segunda fração e em seguida multiplicando o denominador da primeira com o denominador da segunda. A operação continua sucessivamente em casos em que a multiplicação envolvem mais de duas frações.
Para multiplicar uma fração por um número natural devemos conservar o denominador e multiplicar o número natural pelo numerador.
A operação de multiplicação é muito simples, a regra diz:
Explicação passo-a-passo: Para dividir fração, permanece a 1° e inverte as demais fazendo multiplicação. 54/135 pode ser simplificado por 9, o que fica 6/15.
Para a operação com fração em que já existe um denominador comum, basta subtrair os numeradores e manter os denominadores do número fracionário. Exemplo: Subtração de frações.
A adição de números decimais é definida de maneira semelhante à adição de números inteiros, nessa operação devemos somar parte inteira com parte inteira, décimos com décimos, centésimos com centésimos, e assim sucessivamente. Em outras palavras, devemos colocar vírgula abaixo de vírgula, veja o exemplo.