EQST

O Que Crie De Raiz?

O que é cárie de raiz?

A cárie radicular ou cárie na raiz do dente, caso se trate já de uma cárie profunda, é geralmente grave devido à sua proximidade com o nervo do dente e que ocorre quando a raiz já está exposta por retração da gengiva.

Como tirar cárie da raiz do dente?

“Nesse caso, é necessária urgência no tratamento, com a remoção de todo tecido pulpar e a restauração do canal por materiais obturadores”, ressalta. Outras possíveis soluções para o problema da cárie radicular é o pino dentário, a prótese dentária fixa e a cirurgia plástica gengival.

Como identificar cárie na raiz do dente?

Quando o desconforto doloroso provocado não cessa passados alguns minutos – ou quando o problema é contante e não necessita de estímulos para aparecer -, é sinal de que o problema tem como causa a cárie dentária. Outro problema é a infiltração por cárie em raízes tratadas endodonticamente (tratamento de canal).

O que causa a cárie radicular?

A cárie de raiz ocorre porque, à medida em que se envelhece, as gengivas tendem a se retrair. Isso deixa as raízes dos dentes expostas e vulneráveis. Como elas não são recobertas por esmalte, substância que protege os dentes, acaba ficando mais propensa à ação de bactérias presentes naturalmente na boca.

O que é cárie radicular?

Cárie radicular — à medida que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente. Cárie recorrente — a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes.

Quando a cárie chega na polpa do dente?

Embora uma cárie possa levar entre 2 e 3 anos a penetrar no esmalte, num só ano pode passar da dentina à polpa e inclusive afectar uma área muito maior. Por isso, a cárie da raiz que se inicia na dentina pode destruir em pouco tempo grande parte da estrutura do dente.

O que é quando a raiz do dente fica preta?

O dente preto na raiz é um sinal de alerta porque indica que algum problema está em curso, ou que estamos negligenciando o cuidado com nossa dentição.

O que acontece quando a cárie atinge a polpa?

Na maioria das vezes que a cárie atinge o nervo do dente (a polpa) a dor é intensa, espontânea, pulsante, se intensifica a noite ao deitar e dificilmente cessa com analgésicos e costuma durar 3 dias. As vezes pode acontecer a necrose do nervo pulpar e pode não exibir sintomas.

O que é cárie de cemento?

A cárie dentária é uma destruição dos tecidos calcificados do dente (chamados de esmalte, dentina e cemento) através do ataque dos ácidos produzidos por bactérias presentes na boca.

O que é cárie de esmalte?

A Cárie dentária é uma das doenças mais prevalentes no mundo. É causada por tipos específicos de bactéria, que produzem ácidos que corroem (desmineralizam) o esmalte do dente e, em casos mais avançados, a camada debaixo dele, também conhecida como dentina.

O que fazer quando a cárie chega na gengiva?

Entre os tratamentos possíveis, vale destacar a recuperação de resina composta, que é utilizada quando a cárie não tem contato direto com a gengiva, restauração de resina e cirurgia gengival, quando a cárie se instala abaixo da gengiva e o tratamento de canal para quando os danos são mais extensos, atingindo até a ...

O que acontece se deixar a raiz do dente?

Se a raiz é fruto de uma remoção mal feita, por exemplo, ela ficará retida dentro do osso, podendo aparecer na gengiva com o passar dos anos. Nessas situações, a dentista explica que o tratamento é uma nova cirurgia para sua remoção. Ainda assim, para todos os casos, o procedimento de diagnóstico é o mesmo.

O que acontece se ficar raiz do dente?

Há casos em que um pequeno fragmento, se estiver com muito risco e dificuldade de ser retirado, pode ser deixado , é exeção mas, uma raiz é um risco de infecção.

Quando a cárie chega no osso?

Quando a infecção chega à polpa, núcleo do dente altamente inervado, a dor é intensa e pode ser contínua. Sem tratamento, a cárie avança para inflamação da gengiva e a infecção pode chegar à raiz, com formação de abscessos, perda do dente e acometimento de ossos e outros dentes da região.

Quanto tempo demora para uma cárie evoluir para um canal?

Quanto tempo isso pode levar vai variar de pessoa para pessoa. A cárie pode cavitar no dente até causar dor, e isso em questão de meses ou anos. Um jeito de prevenir as cavidades é reduzindo a quantidade de placa e bactérias na sua boca.