EQST

O Que Correto Afirmar Sobre O Mito Da Caverna?

O que é correto afirmar sobre o mito da caverna?

Em relação ao mito da caverna de Platão, é correto afirmar que: 01. as sombras projetadas na parede da caverna representam meras opiniões, consideradas erroneamente pelos prisioneiros como conhecimento. ... os prisioneiros que permanecem na caverna possuem mais conhecimento do que o prisioneiro libertado.

O que Platão pretendia afirmar com o mito da caverna?

O Mito ou a Alegoria da Caverna é uma metáfora utilizada por Platão para explicar a hierarquia do conhecimento e o governo dos sábios. ... Segundo o filósofo, o conhecimento da verdade mais profunda proporcionado apenas pelo raciocínio é a condição fundamental para que um governante tenha uma boa gestão.

Como você explica o mito da caverna de Platão podemos trazer ele para a realidade atual como?

Para Platão, a caverna simbolizava o mundo onde todos os seres humanos vivem. ... O Mito da Caverna chama atenção por manter-se atual. A alegoria de Platão pode ser interpretada como uma crítica aos que, por preguiça ou falta de interesse, não questionam a realidade e aceitam as ideias impostas por um grupo dominante.

Qual é a mensagem transmitida por meio da alegoria da caverna?

Interpretação da Alegoria da Caverna Na Alegoria da Caverna, Platão faz uma crítica sobre a importância da busca pelo conhecimento e o abandono da posição cômoda gerara pelas aparências e pelos costumes.

Qual é a mensagem que essa alegoria quer nos transmitir com relação a tarefa do filósofo?

A alegoria quer nos transmitir que a busca do conhecimento verdadeiro só ocorre quando abandonamos o mundo de ilusões e nos dirigimos ao mundo da luz da, da razão. Retirar os homens do mundo das ilusões e levá-lo ao mundo real, das formas puras e perfeitas da realidade.

O que representa as sombras do mito da caverna?

Interpretação do Mito da Caverna Para Platão, a caverna simbolizava o mundo onde todos os seres humanos vivem. As sombras projetadas em seu interior representam a falsidade dos sentidos, enquanto as correntes significam os preconceitos e a opinião que aprisionam os seres humanos à ignorância e ao senso comum.