EQST

O Que Consumidor Hipervulnervel?

O que é consumidor Hipervulnerável?

O consumidor hipervulnerável. O CDC reconhece como hipervulneráveis, portanto, os idosos, crianças, deficientes mentais, analfabetos e pessoas com saúde debilitada.

O que é Hipervulnerabilidade no CDC?

Adriana Barreto ainda aponta a "hipervulnerabilidade" do consumidor idoso, a qual pode ser definida como uma situação social fática e objetiva de agravamento da vulnerabilidade da pessoa física consumidora, em razão de características pessoais aparentes ou conhecidas pelo fornecedor.

O que é o princípio da vulnerabilidade do consumidor?

A vulnerabilidade é o conceito que fundamenta todo o sistema consumerista, o qual busca proteger a parte mais frágil da relação de consumo, a fim de promover o equilíbrio contratual. A vulnerabilidade da pessoa física consumidora é presumida (absoluta), mas a da pessoa jurídica deve ser aferida no caso concreto.

Como se dá a vulnerabilidade do consumidor?

O consumidor é vulnerável por presunção constitucional absoluta, conforme o artigo 5º, LV da Constituição Federal. Essa vulnerabilidade, segundo a doutrina, classifica-se em técnica, econômica e jurídica. ... É econômica porque o fornecedor quase sempre detém poderio econômico muito superior àquele de seus consumidores.

Qual o sinônimo de vulnerabilidade?

Que está sujeito a ser atacado: 1 frágil, indefeso, exposto, desprotegido, desemparado, suscetível, magoável, atacável, descoberto, desabrigado, vulnerabilizado, destrutível, destruível, debilitável, derrotável, prejudicável, acometível, desarmado, desvalido, indefenso.

O que é vantagem manifestamente excessiva?

A vantagem manifestamente excessiva está, exatamente, na cobrança indevida por serviços não prestados, gerando, evidente, enriquecimento sem causa do fornecedor.

Porque o consumidor é considerado vulnerável?

A vulnerabilidade institucional do consumidor e a difícil tarefa de combatê-la. O consumidor é vulnerável por presunção constitucional absoluta, conforme o artigo 5º, LV da Constituição Federal. Essa vulnerabilidade, segundo a doutrina, classifica-se em técnica, econômica e jurídica.

O que significa ser vulnerável todo consumidor é vulnerável?

De acordo com o inciso I do art. 4º do CDC, o consumidor é vulnerável. Isso significa “que o consumidor é a parte fraca da relação jurídica de consumo”[14].

O que caracteriza a vulnerabilidade do consumidor?

VULNERABILIDADE TÉCNICA nada mais é que o desconhecimento técnico sobre o objeto (produto ou serviço) da relação de consumo. VULNERABILIDADE JURÍDICA é a falta de conhecimento jurídico que permita ao consumidor entender as consequências jurídicas daquilo a que se obriga e se desvencilhar das abusividades do mercado.

Qual o melhor sinônimo de vulnerabilidade?

Sinônimos de vulnerabilidade
  • Fraqueza.
  • Delicadeza.
  • Insegurança.
  • Instabilidade.
  • Fragilidade.
  • Destrutibilidade.
  • Indefensibilidade.

Qual é o melhor sinônimo de vulnerabilidade?

1 frágil, indefeso, exposto, desprotegido, desemparado, suscetível, magoável, atacável, descoberto, desabrigado, vulnerabilizado, destrutível, destruível, debilitável, derrotável, prejudicável, acometível, desarmado, desvalido, indefenso.

O que são práticas abusivas previstas no CDC?

As práticas comerciais abusivas são práticas cometidas em violação aos princípios da probidade e da boa-fé no decorrer de um contrato estabelecidas no art. 39 do CDC (Código de Defesa do Consumidor)

É prática abusiva exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva?

É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: V – exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva; X – elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços.

Porque o consumidor é vulnerável dê exemplos?

Vulnerabilidade Técnica: Dizer que o consumidor é tecnicamente vulnerável refere-se ao desconhecimento técnico do produto pelo consumidor, dessa forma o consumidor terá sempre que confiar no vendedor (por exemplo, o consumidor não sabe da descrição técnica do produto, das nomeclaturas técnicas, e o vendedor se ...

Por que todo consumidor é vulnerável?

A vulnerabilidade institucional do consumidor e a difícil tarefa de combatê-la. O consumidor é vulnerável por presunção constitucional absoluta, conforme o artigo 5º, LV da Constituição Federal. Essa vulnerabilidade, segundo a doutrina, classifica-se em técnica, econômica e jurídica.

Quais são os tipos de vulnerabilidade do consumidor?

VULNERABILIDADE FÁTICA (ou socioeconômica) advém da relação de superioridade, do poder que o fornecedor tem no mercado de consumo em relação ao consumidor. VULNERABILIDADE INFORMACIONAL advém da ausência, insuficiência ou complexidade da informação prestada que não permite compreensão pelo consumidor.

Quais as consequências da vulnerabilidade do consumidor?

Pessoa física que adquire ou utiliza produto ou serviço é presumidamente destinatária final, portanto, consumidora, portanto, vulnerável. ... A grande consequência da vulnerabilidade, na seara consumerista, é a qualificação da pessoa como consumidora, na forma do art. 2º do CDC, e a aplicabilidade do CDC.

Qual palavra posso substituir por vulnerabilidade?

Palavras relacionadas a Vulnerabilidade sensibilidade risco insegurança perigo fraqueza desprotecçáo condição de insatisfação intensidade interação magnitude mais...

Qual palavra substitui a palavra vulnerabilidade?

Significado de Vulnerabilidades O mesmo que: delicadezas, fragilidades, inseguranças.

Qual é o sinônimo da palavra vulnerabilidade?

Que está sujeito a ser atacado: 1 frágil, indefeso, exposto, desprotegido, desemparado, suscetível, magoável, atacável, descoberto, desabrigado, vulnerabilizado, destrutível, destruível, debilitável, derrotável, prejudicável, acometível, desarmado, desvalido, indefenso.