O periodonto normal é dividido em periodonto de proteção – constituído pelo complexo mucogengival e composto pela gengiva marginal livre, papilar, inserida e pela união mucogengival e mucosa alveolar; e periodonto de suporte ou sustentação – constituído pelo ligamento periodontal, osso alveolar e cemento radicular.
Periodonto Podem ser classificados em dois tipos: Periodonto de inserção: dá sustentação e é composto por, ligamento periodontal, cemento e osso alveolar Periodonto de proteção: faz o revestimento no caso a gengiva Periodonto de inserção Ligamento periodontal Seu desenvolvimento ocorre na fase de rizogense, focando-se ...
O processo alveolar pode ser dividido em osso alveolar propriamente dito, radiograficamente conhecido correspondente a lâmina dura, que reveste internamente o alvéolo. ... Já a porção de osso trabeculado do processo alveolar é mais pesada que os outros ossos esponjosos do corpo.
A arcada alveolar é a porção da maxila e da mandíbula que forma e suporta os alvéolos dentários. É formado quando o dente erupciona para promover inserção óssea para o ligamento periodontal em formação; quando o dente é perdido, desaparece gradualmente.
O nervo alveolar superior médio apresenta trajeto variável conforme descende da porção média do plexo dentário superior e inerva os aspectos medial e lateral do seio maxilar e os pré-molares. Ele pode ainda inervar a raiz mesiobucal do primeiro molar, se ela não for inervada pelo nervo alveolar superior posterior.
Os alvéolos são estruturas saculiformes que apresentam paredes delgadas formadas por uma camada de tecido epitelial que se apoia em um tecido conjuntivo, o qual apresenta uma grande quantidade de capilares sanguíneos. A parede alveolar é comum a dois alvéolos adjacentes, formando o que chamamos de septo interalveolar.
O osso alveolar (OA), camada de tecido ósseo que reveste o alvéolo dentário, em associação ao cemento e ao ligamento periodontal, constitui o periodonto de sustentação. Devido à deposição periódica de tecido ósseo, o OA apresenta-se formado por lamelas paralelas nas quais estão inseridas as fibras de Sharpey.
PERIODONTIA. Cada um dos nossos dentes está integrado ao osso e é unido por um conjunto de estruturas que asseguram o seu funcionamento saudável.
Algumas delas diferenciam-se em fibroblastos periodontais e formam as fibras do ligamento periodontal, enquanto outras se tornam osteoblastos, produzindo o osso alveolar propriamente dito, no qual as fibras periodontais estão ancoradas.
As deiscências ósseas podem ser conceituadas pelo aumento da distância entre a junção cemento-esmalte e a crista óssea alveolar vestibular ou lingual (Fig. 1). As fenestrações ósseas equivalem a uma interrupção na continuidade do osso alveolar vestibular e lingual, que expõe uma pequena região radicular (Fig.
As deiscências e as fenestrações são defeitos do osso alveolar que favorecem a progressão de algumas patologias que envolvam reabsorção óssea alveolar, como a doença periodontal e danos mucogengivais durante o tratamento ortodôntico ou procedimentos cirúrgicos estéticos, os quais podem ser seriamente afetados, com a ...
O tratamento de uma deiscência deve ser sempre iniciado no hospital por um médico ou enfermeiro, que deve avaliar a ferida e decidir a melhor forma de tratamento. Na maior parte dos casos, o tratamento é feito com um antibiótico para eliminar uma possível infecção da ferida e uso de analgésicos para aliviar a dor.
O ligamento periodontal é um tecido conjuntivo frouxo interposto entre os dois constituintes mineralizados do periodonto de sustentação (cemento e osso alveolar), estabelecendo, desta maneira, a articulação entre o dente e seu respectivo alvéolo (Gonfose).
As fibras colágenas do ligamento periodontal podem ser divididas nos seguintes grupos principais:
O abscesso apical ou periapical é uma coleção purulenta circunscrita envolvendo os tecidos que circundam a porção apical de um dente.