Os cinco momentos para higienização das mãos são:
Abrir a torneira, molhar as mãos, os antebraços e os cotovelos. Limpar sob as unhas com as cerdas da escova. Friccionar as mãos, observando os espaços interdigitais e o antebraço por, no mínimo, 3 a 5 minutos, mantendo as mãos acima dos cotovelos.
As mãos têm milhões de bactérias. Por isso, antes de comer um alimento com elas é preciso tomar alguns cuidados básicos. Lavar a mão é essencial, mas se você estiver na rua e não tiver como, use álcool em gel.
"Além das bactérias, outros microrganismos como os vírus podem invadir o corpo e causar doenças como resfriado, gripe, conjuntivite, diarreia e hepatite A, as quais poderiam ser evitadas com o simples hábito da lavagem ou higiene de mãos", destaca.
7 hábitos de higiene que ajudam a prevenir doenças
Lavar as mãos pode manter-nos saudáveis e prevenir a propagação das infeções respiratórias e diarreicas entre pessoas. Os germes podem ser transmitidos de outras pessoas quando: Toca nos olhos, nariz e boca com as mãos sujas. Prepara ou ingere alimentos e bebidas sem ter lavado as mãos.
Pelo fato de que as bactérias podem sofre mutações, e deixa de ser tornar inofensivas. A partir disso, a higienização é fundamentlal para evitar que as bactérias possam ser incorporadas aos organismos.
No caso da falta de cuidado corporal, você pode ter infecções de pele, furúnculo, abscessos, dermatites, dentre outras”, exemplifica. O tratamento de água e esgoto é um cuidado de higiene coletiva. Quando não é realizado, algumas doenças infecciosas podem surgir, como diarreia, hepatite e gastroenterite.
Os cuidados de higiene pessoal são essenciais, pois evitam que micróbios e bactérias, como vermes, penetrem no corpo e causem doenças. É por meio da higiene pessoal correta que o corpo se fortalece e fica limpo e saudável.
Os cuidados de higiene pessoal são essenciais, pois evitam que micróbios e outros seres vivos, como vermes, penetrem no nosso corpo e nos causem doenças. É por meio desta higiene que ficamos fortes e saudáveis.
Os cuidados com a higiene na manipulação de alimentos são fundamentais para controlar a contaminação, evitando a formação de bactérias e problemas de intoxicação e doenças relacionadas ao consumo de alimentos.
São eles:
Ajuda na digestão e favorece a absorção de nutrientes Quando mastigamos, os alimentos são triturados e reduzidos a um tamanho adequado para serem deglutidos. A saliva também ajuda a amolecê-los. Dessa forma, os alimentos ficam em uma consistência pastosa, o que facilita engolir.
Com isso o manipulador de alimentos é uma variável importante da cadeia produtiva que necessita de controle, pois ele pode interferir diretamente na qualidade sanitária do produto final, pois podem ser portadores de vários microrganismos que podem contaminar os alimentos e causar doenças aos consumidores ( ...