- Elipse: Acontece quando se omite um termo já exposto previamente, mas percebido na oração ou texto devido ao contexto da mensagem apresentada. Ex.: A mãe foi a primeira a chegar em casa.
substantivo feminino Colocação de termos no final de uma frase que especificam e determinam algo anterior, mas introduzem uma informação nova; geralmente assinalados por isto é, ou seja, a saber , seguidos de dois-pontos.
Anáfora é uma figura de linguagem que se caracteriza pela repetição de uma mesma palavra ou expressão no início de cada oração ou sentença.
1) Comparação: é feita de forma “explícita”, ou seja, com uso de conectivo comparativo (como, tal qual, igual) Minha irmã é bondosa como um anjo. ... Nasce por meio da analogia e da similaridade e dispensa os conectivos que aparecem na comparação. Minha irmã é um anjo.
As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).
Artigos de "Figuras de linguagems"
Quando alteramos o campo semântico e os sentidos das palavras e expressões, criamos as Figuras de Pensamento, uma das quatro classificações das Figuras de Linguagem. As figuras de pensamento são: Ironia, Antítese, Paradoxo, Eufemismo, Hipérbole, Prosopopeia ou Personificação, Apóstrofe e Gradação.