O magnetismo ocorre quando pequenas partículas, chamadas elétrons, comportam-se de determinada maneira. ... Os elétrons giram em torno do núcleo do átomo, que contém as outras partículas; ao girar, eles criam pequenas forças magnéticas.
O espiritismo liga-se ao magnetismo por laços íntimos, considerando-se que essas duas ciências são solidárias entre si. Os espíritos sempre preconizaram o magnetismo, quer como meio de cura, quer como causa primeira de uma porção de coisas; defendem a sua causa e vêm prestar-lhe apoio contra os seus inimigos.
Todos os materiais possuem características magnéticas. O magnetismo dos materiais tem origem na combinação entre o momento angular orbital e o momento angular de spin dos átomos, que dão origem aos dipolos magnéticos microscópicos, fazendo com que cada átomo se comporte como um pequeno ímã.
A desmagnetização consiste na passagem de um material ferromagnético para um estado de magnetização nula. Pode conseguir-se a desmagnetização aquecendo o corpo a uma temperatura superior à do ponto curie ou reduzindo progressivamente a intensidade máxima de um campo magnético no qual se encontre situado o material.
Nem todos os materiais cujos átomos possuem propriedades magnéticas são ferromagnéticos porque alguns átomos, em diferentes disposições, não conseguem criar domínios de orientação.
Imantação é o processo de magnetização de um material que não apresenta características de ímã. Após ser imantado, o material transforma-se temporariamente em um ímã. Os materiais ferromagnéticos são aqueles sensíveis à presença de campo magnético e podem ser facilmente imantados.