A osteonecrose, também chamada de necrose avascular ou necrose asséptica, é a morte de uma região do osso quando o seu suprimento de sangue é interrompido, havendo um infarto ósseo, o que causa dor, podendo gerar um colapso do osso que pode provocar uma artrose grave.
O lipoma intraósseo é um tipo raro e benigno de tumor ósseo. Acomete principalmente a metáfise de ossos longos e em aproximadamente metade dos casos é assintomático.
Não existe tratamento por via oral. Injeções de esteroides e lipoaspiração do tecido adiposo são condutas terapêuticas possíveis que podem oferecer bons resultados. Na maior parte dos casos, porém, a extração cirúrgica do lipoma é o procedimento mais utilizado.
O osteossarcoma ou sarcoma osteogênico é o câncer ósseo primário mais frequente e se inicia nas células ósseas. Ele ocorre mais frequentemente em crianças e adultos jovens com idade entre 10 a 30, mas cerca de 10% dos casos ocorre em pessoas entre 60 a 70 anos, sendo mais comum em homens do que em mulheres.
Conhecendo-se os fatores de risco (já citados anteriormente), pode-se prevenir a osteonecrose evitando alguns dos fatores de risco:
A doença em sí não gera direito a benefícios, o que interessa para os peritos é saber se ela impede o segurado de continuar a exercer as suas atividades, por exemplo: se ele sofrer uma fratura patológica decorrente da doença, será afastado por auxilio doença enquanto perdurar a incapacidade.
A aposentadoria não depende apenas de um diagnóstico de doença, mas sim de um diagnóstico de possibilidade laboral, em que se avalia: idade, profissão, capacidade laboral para função, possibilidade de mudança de função ou de reabilitação, estágio da doença e tratamento feito.
Auxílio-doença é um benefício mensal a que tem direito o segurado quando este fica temporariamente incapaz para o trabalho em virtude de doença por mais de 15 dias consecutivos. O portador de câncer terá direito ao benefício, independente do pagamento de 12 contribuições, desde que esteja na qualidade de segurado.
As pessoas com câncer estão isentas do Imposto de Renda relativo aos rendimentos de aposentadoria, reforma e pensão, inclusive as complementações.
O paciente com câncer possui direitos especiais na legislação, como auxílio doença, tratamento fora de domicílio, saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Veja as dúvidas mais frequentes sobre os direitos sociais do paciente com câncer.
Quem usa aparelho elétrico para tratamento tem desconto na conta. Saque do fundo de garantia está disponível para quem tem Aids ou câncer. Poucas pessoas conhecem os benefícios para quem tem doenças grave ou crônicas. Isso é um direito do paciente, mas muita gente não é informada.
ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA. 1. A lei assegura a isenção de Imposto de Renda ao portador de neoplasia maligna (Lei n.º 7.
O paciente com câncer é isento deste imposto apenas quando apresenta deficiência física nos membros superiores ou inferiores que o impeça de dirigir veículos comuns. É necessário que o solicitante apresente exames e laudo médico que descrevam e comprovem a deficiência.
Além disso, também poderá solicitar a isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos) após a compra do veículo....151 da Lei nº 8.
As doenças que garantem desconto de até 30% na compra do carro zero
Obrigada pelo contato! A isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é válida para veículos nacionais aos pacientes que apresentem deficiência física, visual, mental severa, profunda ou autistas.
Pacientes com câncer que ficaram com alguma sequela em membros superiores ou inferiores tem direito à isenção de IPI. Se esse for o seu caso, você terá direito a comprar um veículo adaptado (com câmbio automático ou direção hidráulica), com o valor do imposto descontado.
Quem tem direito à isenção do IPI? As pessoas com deficiência física, visual, mental severa, profunda ou autistas, ainda que menores de 18 anos, poderão adquirir, diretamente ou por intermédio de seu representante legal, com isenção do IPI, automóvel de passageiros ou veículos de uso misto, de fabricação nacional.
A pessoa com deficiência, mesmo que não condutor, tem direito a isenção do IPI e ICMS. Muitas vezes ele não pode dirigir em razão de sua idade ou até mesmo por sofrer de deficiência que o incapacite inclusive para guiar veículos, mesmo que adaptados.