O solo é a camada superficial da Terra e é formado por minerais e matéria orgânica, que vêm da decomposição dos animais e dos vegetais. Ele serve como fonte de nutrientes para as plantas e é um importante elemento na produção agrícola, pois é a partir dele que o homem produz boa parte dos alimentos.
De forma geral os solos são compostos por vários tamanhos de grãos e portanto vão apresentar tanto a coesão como o ângulo de atrito. No laboratório estes dois valores podem ser obtidos através dos ensaios de cisalhamento direto ou de compressão triaxial (compressão exercida em três dimensões).
É bom para agricultura, também é muito utilizado como matéria-prima para fabricação de utensílios, cerâmicas, objetos de arte e adornos, assim como para construção por meio de telhas, tijolos cerâmicos, adobes, parede de pau a pique e taipa de pilão. A argila tem grãos menores de 0,002 mm.
O solo argiloso retém muito mais água, a um determinado potencial, do que o solo de textura média ou arenoso. ... O manejo de um solo argiloso é diferente daquele que deve ser empregado em solos agrupados em outras classes texturas, pois o teor de argila confere uma série de características físicas e químicas especificas.
O solo argiloso, chamado de “solo pesado”, é uma terra úmida e macia, composto por mais de 30% de argila, alumínio e ferro. Após a chuva, os terrenos de solos argilosos, que absorvem bastante água, ficam encharcados.
Estrutura do Solo
(2006), a estrutura é avaliada pelos atributos que lhe dão forma, isto é, densidade do solo; geometria, tamanho e continuidade de poros; infiltração; retenção de água e aeração.
Por isso, é natural que os produtores busquem saber mais sobre como podemos manter a qualidade do solo....Adubação de nutrientes especiais
Um solo ideal para o desenvolvimento das plantas seria aquele que apresentasse: profundidade adequada ao armazenamento de água e ao crescimento das raízes; ser composto por 45% de parte mineral, 5% de parte orgânica, 25% de parte gasosa e 25% de parte líquida; ter suprimento adequado de nutrientes, sem excesso de ...
Verificado por especialistas. Processos de erosão são os grandes responsáveis por tornar os solos empobrecidos. Podemos afirmar que estes são identificados por retirar grande quantidade de nutrientes do solo.
O solo deve ter todos os elementos nutritivos necessários e uma humidade adequada para permitir o correcto crescimento e desenvolvimento das plantas. A estrutura do solo deve permitir a penetração do ar e da água, de modo a que o sistema radicular da planta se possa desenvolver.
O que se perceberá aqui, é que o solo é fundamental ao desenvolvimento de diversas atividades humanas, das quais podemos citar algumas principais: construção civil (fundações, telhas, tijolos, etc), tratamento de resíduos (esgoto, resíduos sólidos etc.), produção de alimentos Page 2 512 (agropecuária), ornamentação ( ...
Para isso o Pecuarista tem à disposição para o diagnóstico e manejo mais eficiente da pastagem as seguintes análises: Análise de Solo (química e física): para identificar a disponibilidade de minerais para o desenvolvimento da pastagem, verificar eventuais processos de compactação e degradação do solo.
Actividades como a agricultura, a silvicultura, os transportes e a habitação utilizam os solos e alteram as suas funções e o seu estado natural. Muitos problemas ambientais têm origem na utilização dos solos, que provoca alterações climáticas, perda de biodiversidade e poluição das águas, dos solos e do ar.
O solo é um recurso natural renovável que desempenha um papel fundamental na produtividade agrícola, pois carrega em sua composição os nutrientes essenciais para as plantas. ... As plantas precisam de gás carbônico, água, clorofila e energia do Sol para fazer a fotossíntese, processo fundamental para a produção de glicose.
O solo na produção agrícola sofre, dentre outros, compactação provocada pelas máquinas (tratores, plantadeiras, colheitadeiras, pivôs etc.), sem contar o uso indiscriminado de fertilizantes e inseticidas químicos, favorecendo assim os grandes proprietários de terras que aumentam as áreas cultiváveis e de certa forma ...