Chamamos de transformação adiabática a transformação gasosa na qual o gás não realiza troca de calor com o meio externo. No estudo da Termologia chamamos de transformações adiabáticas aquelas transformações gasosas onde não há troca de calor com o meio externo. Sendo assim, na transformação adiabática o calor é zero.
A transformação adiabática ocorre quando um gás sofre expansão ou compressão muito rapidamente, sem que haja tempo suficiente para transferências de calor. Transformações adiabáticas são processos termodinâmicos nos quais não ocorrem transferências de calor entre um sistema e suas vizinhanças.
A entropia consiste na medida de desordem das partículas em um sistema físico e também a espontaneidade dos processos físicos. Essa grandeza da termodinâmica é representada pela letra S. Está relacionada à segunda Lei da Termodinâmica. Conforme a energia é transferida ou transformada, ela vai perdendo força.
Em alguns casos precisamos definir a espontaneidade de uma reação ou processo e nesse caso recorremos a entropia e a energia livre de Gibbs, respectivamente ∆S e ∆G. A entropia trata-se de uma grandeza termodinâmica e é a medida da desordem, ou agitação das moléculas em um sistema.