Burocracia é um procedimento administrativo que consiste na organização de um grande número de pessoas que precisam atuar em conjunto. É um modelo que se distingue pela clara hierarquia de autoridade, a rígida divisão do trabalho, bem como regras, regulamentos e procedimentos inflexíveis.
→ Regras escritas que regulam as condutas de funcionários em todos os níveis de organização; → uma separação entre as tarefas dos funcionários e suas vidas privadas; → Utilização de recursos financeiros que não são de propriedade dos indivíduos.
Segundo Weber a teoria da burocracia tem algumas características especificas. 2.
139), os princípios básicos da burocracia são os seguintes: A existência de funções definidas e competências rigorosamente determinadas por leis ou regulamentos. ... Portadores de diplomas legalmente estabelecidos têm o mesmo direito de concorrer para o exercício de um determinado cargo.
O modelo burocrático enfatiza aspectos formais, controlando processos de decisão, estabelecendo uma hierarquia funcional rígida, baseada em princípios de profissionalização e formalismo. Os procedimentos formais são feitos por funcionários especializados, com competências fixas, sujeitos ao controle hierárquico.
As causas das disfunções da burocracia residem basicamente no fato dela não levar em conta a chamada organização informal que existe fatalmente em qualquer tipo de organização, nem se preocupar com a variabilidade humana (diferenças individuais entre as pessoas) que, necessariamente, introduz variações no desempenho ...