Alternativa “c”. O gameta masculino flagelado das plantas recebe o nome de anterozoide. Ele é encontrado em briófitas, pteridófitas e algumas gimnospermas (cicadáceas e Ginkgo).
Resposta. Pela sua capacidade de extrair minerais e oxigênio na sua fotossíntese,fazendo com que ela ganhe resistência e prolonge o seu tempo de vida.
As gimnospermas (do grego gymnos = nu e sperma = semente) são plantas terrestres, de alto porte e seus principais representantes são os pinheiros, as sequóias e os ciprestes. Essas plantas são vasculares com xilema e floema, raízes, caule, folhas e sementes.
As briófitas são plantas que não apresentam vasos condutores (xilema e floema). Em virtude da dificuldade de transporte de substâncias, essas plantas tornam-se incapazes de atingir grande porte.
gimnospermas
angiospermas
Gimnospermas: são plantas que produzem sementes, mas não apresentam frutos. Pteridófitas: se reproduzem por esporos, não possuindo sementes, frutos e flores. São exemplos: samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas.
Confira abaixo nove espécies de árvores frutíferas em vasos que podem ser cultivadas no seu ambiente.
(UFTM) Gimnospermas e angiospermas são os únicos grupos vegetais classificados como espermatófitas, ou seja, que produzem sementes.
Plantio: Deve ser plantada em áreas frias e úmidas. Caso não a plante no local definitivo, ela deve ser transportada ao chegar a 30 cm. O espaçamento entre elas deve ser de 5 metros.
Prepare a terra com adubos orgânicos, húmus ou demais materiais disponíveis. Após o plantio, não remexa o solo. O adubo pode ser colocado na superfície e, com a irrigação, irá infiltrar e será absorvido pelas raízes.
Dispor as plantas em filas duplas ou triplas para oferecer maior proteção às frutíferas, sendo o espaçamento recomendado de 1,0 x 1,0 m a 2,0 x 2,0 m (entre plantas) e 5,0 a 6,0 m de distância do pomar. As espécies mais recomendadas são: Acácia-negra, Pinus, Casuariana, Grevilha Gigante, Plátano ou Álamo Piramidales.