Resposta. Resposta: O tempo ou o século.
As características comuns aos romances de 30 são a verossimilhança, o retrato direto da realidade em seus elementos históricos e sociais, a linearidade narrativa, a tipificação social (indivíduos que representam classes sociais) e a construção ficcional de um mundo que deve dar a ideia de abrangência e totalidade.
Tanto a prosa quanto a poesia foram exploradas nesse período, no entanto, de maneira mais intimista, regionalista e urbana. Além da poesia intimista, merece destaque a prosa urbana, a prosa intimista e a prosa regionalista.
A Poesia de 30 representa um conjunto de obras poéticas produzidas no Brasil durante a segunda geração modernista (1930-1945). Chamada de "Geração de 30", essa período é considerado um dos melhores momentos da poesia brasileira, marcada por um período de maturidade dos escritores.
A prosa modernista da “Geração de 45” se divide urbana, regionalista e intimista. A obra de Clarice Lispector (1920-1977) é excelente representante da prosa intimista com obras como “A Cidade Sitiada” (1949), “A Paixão Segundo GH” (1964) e “A Hora da Estrela” (1977).
Ainda que estivessem características das vanguardas europeias, o evento buscava apresentar uma arte mais brasileira (brasilidade). Por esse motivo, a primeira fase modernista priorizou temas pautados no nacionalismo, portanto na cultura e na identidade do Brasil.
Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles e Guimarães Rosa fazem parte do grupo de escritores da nova geração da literatura brasileira. Saiba mais sobre as características da 3ª fase do modernismo e seus respectivos autores.
Principais autores da Terceira Fase
Os artistas modernistas que ganharam destaque no primeiro momento do movimento foram os integrantes do chamado Grupo dos Cinco. O grupo era formado por Mário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Menotti Del Picchia (1892-1988), Tarsila do Amaral (1886-1973) e Anita Malfatti (1889-1964).
Resposta. Os principais autores da 1ª Geração são Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Alcântara Machado, Raul Bopp.
Alcântara Machado (1901 – 1935); Menotti del Picchia (1892 – 1988); Guilherme de Almeida (1890 – 1969);...Suas principais obras incluem:
A primeira fase modernista também é marcada pelos manifestos nacionalistas: do Pau-Brasil, da Antropofagia, do Verde-Amarelismo e o da Escola da Anta. ... O principal objetivo era o de propor um nacionalismo puro, primitivo, sem qualquer tipo de influência.
Modernismo no Brasil:
Algumas características da primeira fase modernista são: a liberdade da arte, a valorização da língua coloquial brasileira e o uso do sarcasmo e da ironia.
Pode-se enquadrar o poema acima no Modernismo, pois o poeta: a)constrói uma associação anárquica de ideias. b)expressa nitidamente preocupação com as coisas do cotidiano. c)incorpora aspectos da modalidade coloquial da linguagem.