O que é análise de dados? Análise de dados busca transformar números em informação, em significado, em solução de problemas. Embora a definição pareça simples, esta é uma etapa muito importante no desenvolvimento de qualquer trabalho acadêmico, artigo, monografia ou TCC que contém com esta metodologia.
A seção de análise dos dados tem por objetivo organizar e sintetizar os dados coletados e, obviamente, atingir os objetivos propostos. Essa análise deve ser embasada no referencial teórico, sustentando, segundo os autores citados, as afirmações ou negações.
Coleta de dados para pesquisa é o processo de recolhimento de dados para uso secundário por meio de técnicas específicas. Esses dados são utilizados para tarefas de pesquisa, planejamento, estudo, desenvolvimento e experimentações.
A categorização se trata de um agrupamento de ideias ou objetos que compartilham algum grau de semelhança. ... No entanto, o cerne da questão é a forma de categorização, pois isso é o que realmente explica o modo de pensar em um tema. Na produção científica, torna-se imprescindível a categorização de métodos de produção.
Já a coleta documental é realizada por meio de materiais que ainda não receberam tratamento analítico, como, por exemplo, documentos oficiais, reportagens, cartas, contratos, diários, filmes, fotografias, gravações, entre outros – considerados de primeira mão.
A pesquisa documental é um tipo de pesquisa que utiliza fontes primárias, isto é, dados e informações que ainda não foram tratados científica ou analiticamente. ... Por essa razão, é um tipo de pesquisa bastante utilizado nas ciências sociais e humanas.
A pesquisa documental consiste basicamente em três etapas: a pré-análise, a organização dos documentos e a análise dos resultados. Na fase de pré-análise, o pesquisador definirá quais são os objetivos da pesquisa documental, ou seja, quais perguntas pretende responder a partir da análise dos dados.
A pesquisa documental consiste num intenso e amplo exame de diversos materiais que não foram utilizados para nenhum trabalho de análise, ou que podem ser reexaminados, buscando-se outras interpretações ou informações complementares, chamados de documentos (Guba & Lincoln, 1981).
Pesquisa documental é aquela realizada a partir de documentos, contemporâneos ou retrospectivos, considerados cientificamente autênticos (não fraudados); tem sido largamente utilizada nas ciên- cias sociais, na investigação histórica, a fim de descrever/comparar fatos sociais, estabelecendo suas características ou ...
A pesquisa documental consiste num intenso e amplo exame de diversos materiais que não foram utilizados para nenhum trabalho de análise, ou que podem ser reexaminados, buscando-se outras interpretações ou informações complementares, chamados de documentos (Guba & Lincoln, 1981).