O Que Aconteceu No Mundo Em 1930?

O que aconteceu no mundo em 1930

(PUC-RS) “Façamos a revolução antes que o povo a faça.” A frase, atribuída ao governador de Minas Gerais Antônio Carlos de Andrada, deixa entrever a ideologia política da Revolução de 1930, promovida pelos interesses:

 8) Júlio Prestes, em visita aos Estados Unidos, logo após a vitória eleitoral em 1930. Ele acabou não chegando a tomar posse, já que o Movimento de 1930 depôs o presidente Washington Luís a poucas semanas do final de seu mandato. BR_RJANRIO_PH_0_FOT_39354_009

Os tenentes foram aproveitados por sua experiência revolucionária, mas a chefia militar coube ao tenente-coronel Góis Monteiro, elemento de confiança dos políticos gaúchos.

 14) Jornal integralista “A Ofensiva” divulgou, no dia 2 de novembro de 1937, a grande manifestação da Ação Integralista Brasileira em apoio a Getúlio Vargas, dias antes da decretação do Estado Novo. BR_ANRIO_TZ60_pg03

Tal indicação levou a mais uma crise política na sucessão presidencial, tal qual ocorrera em 1910 e 1922. Só que, dessa vez, havia novos fatores e novos personagens: 1)o movimento tenentista pressionava por mudanças e rupturas, almejando participar do poder; 2) o crescimento do PCB e do operariado urbano intensificava as preocupações com a chamada “questão social”; 3) a crise da Bolsa de Nova Iorque, em 1929, criou um problema enorme na economia brasileira, e era fundamental ter o controle político para tomar as medidas mais interessantes para a proteção de seu grupo social, o que acirrou a disputa dentro das elites brasileiras.

Serviços

Serviços

 16) Forças militares do governo, em 29 de novembro de 1935, logo após a vitória contra o movimento armado conhecido como Intentona Comunista. BR_RJANRIO_PH_0_FOT_05620_003.

A crise de 1929: embora seja certo que a crise mundial repercutiu com mais intensidade no Brasil em 1931, é preciso considerar que seus efeitos iniciais já abalavam o setor cafeeiro. Esse fato foi percebido pelos adversários da oligarquia cafeicultora, que nele viram uma oportunidade de derrubá-la.

Quando se esperava um choque de grandes proporções entre as tropas que vinham do Sul e as de São Paulo, o presidente Washington Luís foi deposto, no dia 24, por um grupo de altos oficiais das Forças Armadas, que tinham a intenção de exercer um papel moderador. Formou-se uma Junta Governativa Provisória, intitulada Junta Pacificadora, integrada pelos generais Mena Barreto e Tasso Fragoso, e pelo almirante Isaías Noronha.

Sobre o site

Antônio Carlos, a fim de enfrentar o governo federal, realizou uma aliança com o Rio Grande do Sul e a Paraíba. No Rio Grande do Sul, o Partido Republicano e o Partido Libertador tinham chegado a um relativo acordo, o que fortalecia o Estado no plano nacional. Ao Rio Grande do Sul foi oferecida a candidatura à Presidência, e à Paraíba, a candidatura à Vice-Presidência. Juntaram-se a eles o Partido Democrático de São Paulo e outras oposições dos Estados, dando origem a uma coligação denominada Aliança Liberal (1929). Dela faziam parte velhos políticos, como Borges de Medeiros e Antônio Carlos Ribeiro de Andrade, e os ex-presidentes Epitácio Pessoa, Artur Bernardes e Venceslau Brás. Foram lançadas as candidaturas de Getúlio Vargas para presidente e de João Pessoa para vice.

A Revolução levou a uma nova composição de equilíbrio entre setores da classe dominante. Não houve uma ruptura no processo histórico, e sim apenas uma acomodação de interesses e uma atualização de instituições.

A Revolução de 1930 foi um movimento armado que levou Getúlio Vargas ao poder no Brasil.

A Revolução de 1930 foi um movimento armado que levou Getúlio Vargas ao poder no Brasil.

Nesse contexto, a solução adotada pelo governo Vargas foi eficaz. Os comunistas foram intensamente perseguidos, os sindicatos foram vigiados e foi estabelecida uma relação direta do presidente com os trabalhadores. Em 1945, ao fim da ditadura, o trabalhismo de Getúlio Vargas deu origem ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), de feição menos revolucionária e mais reformista do que o PCB, por exemplo. Mas essa já é outra história...

O programa da Aliança Liberal satisfazia as aspirações dos setores opostos ao cafeeiro, ao proclamar que todos os produtos nacionais deveriam ser incentivados, e não somente o café, cujas valorizações prejudicavam financeiramente o País. Outrossim, pretendendo sensibilizar as classes médias urbanas, o programa defendia as liberdades individuais, o voto secreto, a participação do Poder Judiciário no processo eleitoral, leis trabalhistas e anistia política.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.

10) Getúlio Vargas ao lado de seu pai, Manuel do Nascimento Vargas, que foi combatente da Guerra do Paraguai e teve carreira militar de destaque. BR_RJANRIO_PH_0_FOT_18089_003.

De estudante para estudante

Getúlio Vargas tinha uma sólida carreira política no Rio Grande do Sul e era o atual presidente daquele estado. Chegou a apoiar, na política local, Borges de Medeiros – típico representante do coronelismo da Primeira República, até hoje o homem que mais tempo governou o estado gaúcho. Nos anos 1920, Vargas se tornou deputado federal e chegou a ser Ministro da Fazenda no governo de Washington Luís. Era estancieiro, tinha posses, e vinha de família com tradição militar.

Todavia, uma oportunidade abrir-se-ia para esses setores: uma nova divergência entre as oligarquias regionais e o golpe sofrido pelo setor cafeeiro com a crise mundial de 1929.

O que aconteceu em 1930 com Getúlio Vargas?

No dia 24 de outubro de 1930, o presidente Washington Luís foi deposto da presidência. Uma junta militar governou o Brasil durante 10 dias e, em 3 de novembro de 1930, Getúlio Vargas, que aderiu à rebelião quando ela estava em curso, assumiu a presidência do Brasil.

Qual o principal motivo para Revolução de 1930?

A Revolução de 1930 iniciou-se após a Aliança Liberal, adversária da oligarquia paulista, iniciar uma revolta armada que causou a deposição de Washington Luís da presidência. ... Essa revolta armada ocorreu por insatisfações das três oligarquias citadas com o domínio excessivo dos paulistas sobre a política.

Como era o Brasil em 1930?

Contexto Histórico. Até 1930 a política no Brasil era conduzida pelas oligarquias de Minas Gerais e São Paulo, por meio de eleições fraudulentas e que mantinham o país sob um regime econômico agroexportador. ... Este sistema político ficou conhecido como "política do café com leite" ou política dos governadores.

O que acontecia no mundo e na Alemanha na década de 1930?

A década de 30 e a Segunda Guerra Mundial Foi também durante essa década que, na Alemanha, foi instaurado o 3º Reich, que culminou com o início da Segunda Guerra mundial. No Brasil, tivemos uma década comandada pelo Governo Vargas, com a promulgação da nova constituição em 1934 e, na sequência, o Estado Novo em 1937.

O que acontece no mundo e na Alemanha na década de 1930?

Hitler Sobe ao Poder No início da década de 1930, a Alemanha tinha a economia extremamente turbulenta. A crise econômica mundial que havia se iniciado em 1929 havia atingido o país em cheio e milhões de pessoas estavam desempregadas. ... A subida do Partido ao poder foi rápida.

Que estados aderiram à Revolução de 1930?

Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado conhecido como Golpe de 1930, que depôs o presidente da República Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à ...

Que conflito ocorreu nas eleições de 1930?

Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado conhecido como Golpe de 1930, que depôs o presidente da República Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à ...

Como foi o desfecho do movimento de 1930?

Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado conhecido como Golpe de 1930, que depôs o presidente da República Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à ...

O que aconteceu nos Estados Unidos em 1930?

A Grande Depressão, também conhecida como Crise de 1929, foi a maior crise financeira da história dos Estados Unidos, que teve início em 1929 e persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. ... O colapso continuou no dia 28 e no dia 29 de outubro.

Quem foi o comandante militar da Revolução de 1930?

Movimento armado iniciado no dia 3 de outubro de 1930, sob a liderança civil de Getúlio Vargas e sob a chefia militar do tenente-coronel Pedro Aurélio de Góis Monteiro, com o objetivo imediato de derrubar o governo de Washington Luís e impedir a posse de Júlio Prestes, eleito presidente da República em 1º de março.

Quais são as principais características do governo de Getúlio Vargas?

As principais características do início da atuação de Vargas como presidente foram: 1) a centralização do poder político e o consequente enfraquecimento das oligarquias regionais, especialmente a paulista; 2) a modernização econômica, sobretudo após a Crise de 1929, que exigiu uma aceleração na política de substituição ...