2 de Julho – Independência do Brasil na Bahia. ... Os baianos conhecem esta data como sendo a Independência do Brasil na Bahia, que celebra a vitória dos brasileiros na guerra travada na então província da Bahia, por mais de 17 meses (de fevereiro de 1822 a julho de 1823) contra as tropas portuguesas.
O Dia da Independência da Bahia ou Dois de Julho é um feriado estadual baiano celebrado no dia 2 de julho de cada ano. A data comemora a vitória sobre as forças coloniais na guerra de independência, expulsando os portugueses de Salvador no dia 2 de julho de 1823.
No feriado, as lojas e quiosques estarão fechados. O Hiper Bompreço abre das 8h às 21h; Alimentação, lazer, drogarias, C&A, Leader, Le Biscuit, Lojas Americanas, Renner e Riachuelo funcionam das 12h às 21h. No feriado do dia 2 de julho, as lojas e serviços não funcionarão. Já o Bompreço operará das 7h às 18h.
O caboclo representa os índios e mestiços baianos que lutaram pela Independência da Bahia contra as tropas portuguesas, derrotadas no dia 2 de Julho de 1823. Já a Cabocla representa a índia Catarina Paraguaçu e a figura feminina nas lutas pela independência.
Presente nas comemorações da Independência da Bahia desde 1824, o caboclo – esculpido à imagem do índio Caramuru – representa a vitória nas guerras de Independência e o surgimento da nova nação.
sete de setembro de 1822
Caboclo, caboco, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. Pode, também, ser sinônimo de caipira. O mestiço de branco com caboclo é o cariboca ou curiboca sendo denominação utilizada também pelos filhos de brancos e índios.
O que é Caboclo: Caboclo é a designação dada no Brasil para o indivíduo que foi gerado a partir da miscigenação de um índio com um branco. Este nome também é usado para adjetivar a figura do homem do sertão brasileiro, que possui modo rústico, desconfiado ou traiçoeiro.
Os 'caboclos' da Amazônia brasileira estão classificados variavelmente como camponeses, extratores, povo rústico e descendentes miscigenados de europeus, indígenas e africanos. Em quase todos os usos se reconhece um tom pejorativo e raramente usado para chamar uma pessoa do mesmo nível social.
Nesse sentido, o termo refere-se aos pequenos produtores familiares da Amazônia que vivem da exploração dos recursos da floresta. Os principais atributos culturais que distinguem os caboclos dos pequenos produtores de imigração recente são o conhecimento da floresta, os hábitos alimentares e os padrões de moradia.
Cafuzos: a miscigenação a partir dos índios com os negros africanos; Mulatos: o resultado da mistura entre os brancos europeus e negros africanos, na época do Brasil Colonial; Mamelucos: mistura de indivíduos brancos com índios.
Cafuzo-Filho de negro com índio. Pardo- Que tem com entre branco-e-preto , castanho , mulato. Mameluco - União de índio com branco. Sarará - Albino, tipo mestiço que tenha alguma parte do rosto com cor esbranquiçada.
Mulato é um termo que designa a pessoa que é descendente de africanos e europeus. Inicialmente o termo era também aplicado para designar mestiços. Mulatos podem apresentar os mais variados perfis fenotípicos e culturais.
A escala cromática de Von Luschan é um método utilizado na classificação de cores de pele....Escala cromática de von Luschan.