crossorigin="anonymous">
A placa de sinalização cadeirante é um tipo de placa que serve para informar que os serviços, ambientes, equipamentos de um prédio podem ser utilizados pelas pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida, por exemplo mulheres grávidas, obesos e pessoas da terceira idade.
Símbolo Internacional de Acesso (SIA) | Acessibilidade na Prática.
A partir de agora, é possível solicitar e imprimir o Cartão de Estacionamento em vagas especiais de forma 100% eletrônica pelo portal sp156.prefeitura.sp.gov.br. O benefício é gratuito e contempla idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência com dificuldade de locomoção ou comprometimento de mobilidade.
O cadastramento é feito no órgão de trânsito de cada cidade. É preciso apresentar cópias e originais de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. No caso de pessoas com deficiência física, é exigido ainda um laudo médico emitido pelo Sistema Único de Saúde.
Quem tem direito a usar as vagas destinadas aos portadores de deficiência? Direito este conferido ao portador de deficiência física, seja ele condutor ou passageiro, que se enquadre em uma das três condições abaixo: ... Pessoas com deficiência física ambulatória autônoma, decorrente de incapacidade mental.
Para solicitar o cartão de pessoa com deficiência, o requerente deve preencher a ficha e apresentar cópias da carteira de identidade, CPF e do comprovante de residência, além de atestado médico em formulário padrão também disponível no site da SMTR.
Para a obtenção do cartão da gestante é preciso apresentar o laudo médico que indique a idade gestacional a partir do terceiro mês, documentos pessoais e comprovante de residência. No caso do cartão da criança, além dos documentos pessoais do responsável é necessária a apresentação da certidão de nascimento do bebê.
A solicitação deve ser feita pelo portal sp156.prefeitura.sp.gov.br. Ao acessar o site, basta clicar em “trânsito e transporte”, e depois em “Cartão de estacionamento DeFis (pessoa com deficiência)” ou “Cartão de estacionamento idoso”.
Gestante ou Lactante:
Para ter o direito, é preciso levar atestado médico comprovando gravidez na Transalvador (órgão de trânsito local). O benefício é válido até a criança fazer 2 anos.
Onde fazer O cartão de estacionamento de idoso é expedido pelo órgão de trânsito estadual (Detran), municipal ou pela prefeitura do município do solicitante – desde que ela seja integrada ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
Para estacionar na vaga de deficiente ou idoso, é preciso fazer um cadastro no site da Prefeitura e imprimir o formulário. Os deficientes físicos também têm de preencher um formulário de atestado médico. Depois, é só juntar o resto dos documentos: cópias de RG, CPF e comprovante de residência.
Para adquirir a credencial, é necessário apresentar comprovante de residência, documento de identificação pessoal, CPF próprio e de pessoa com deficiência e relatório/laudo médico atualizado. Caso seja o representante legal, é preciso anexar alguns documentos que podem ser conferidos no site do Detran-DF.
O cartão está disponível para impressão a qualquer momento por meio do Portal SP 156. NOTA 1: O interessado deverá efetuar o login ou se cadastrar no Portal 156.
Veja como agendar solicitação do Cartão de Estacionamento para Idoso:
Para solicitar o Bilhete de Viagem do Idoso ou o bilhete com desconto, basta comparecer ao guichê das empresas de transporte portando este comprovante e um documento de identidade com foto. A solicitação deverá ocorrer com antecedência de no mínimo três horas antes do horário de partida do veículo.
Desde segunda, 19, cidadãos entre 60 e 64 anos podem solicitar seu cartão BOM Sênior, que garante gratuidade a idosos no uso de transporte coletivo intermunicipal, em cinco postos Poupatempo da Grande São Paulo: Guarulhos, Itaquera, Santo Amaro, São Bernardo do Campo e Osasco.
Para solicitar o BU Especial -Idoso é necessário comparecer a um dos Postos de Atendimento ao Passageiro Especial de Gratuidades, portando os seguintes documentos:
SOLICITAÇÃO E RETIRADA DE 2ª VIA CARTÕES BOM: COMUM, VALE-TRANSPORTE, ESCOLAR E SÊNIOR
Para solicitar o cartão Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento. Documentos necessários: Documento pessoal com foto (RG, CNH, CIE...), com data de emissão de até dez anos (cópia simples); CPF (caso o número não conste no documento apresentado) (cópia simples);
Em caso de perda, furto, roubo ou extravio do Cartão BOM , entre em contato o mais rápido possível com a Central de Atendimento do Cartão BOM no telefone 800 ou no site www.cartaobom.net .
Para você vender seu Cartão BOM na Vender Vale-Transporte é simples, basta entrar em contato pelo nosso WhatsApp e combinar o valor a ser vendido, após isso, o cliente deve se dirigir em um de nossos pontos de vendas em Osasco.