No campo do currículo, a expressão teorias pós-críticas é utilizada para se referir às teorias que questionam os pressupostos das teorias críticas, marcadas pelas influências do marxismo, da Escola de Frankfurt e em alguma medida da fenomenologia, discussões em que as conexões entre currículo, poder e ideologia são ...
De acordo com Silva (2002), a teoria crítica do currículo busca compreender o que faz o currículo, objetivando questionar as formas dominantes de conhecimento. Desse modo, ao realizar críticas, considera-se Page 12 96 que o currículo está intimamente interligado a questões de poder, não sendo, portanto, neutro.
Quais informações não podem faltar no seu currículo?
Como organizar o currículo segundo a BNCC
O primeiro passo para uma promoção eficiente de uma proposta pedagógica é promover a inclusão de espaços para a discussão. Essa troca de ideias, por meio de um debate saudável, deve incluir tanto a equipe de funcionários do colégio quanto os pais e responsáveis dos estudantes (além, é claro, dos próprios alunos).
A proposta pedagógica é a identidade da escola....5 dicas para avaliar uma Proposta Pedagógica
As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios: I – Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
A Proposta Curricular está estruturada em dois tópicos: no primeiro tópico, abordam-se os “Fundamentos Teórico-Metodológicos da Concepção Pedagógica Histórico-Crítica”, sendo que o primeiro texto deste tópico diz respeito aos “Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos”, os quais explicitam a concepção de homem, sociedade, ...
Este conjunto de definições sobre fins, objetivos, meios relativos ao processo educativo é o que se pode denominar currículo. O currículo expressa o projeto pedagógico da escola, organiza e orienta determinada prática educativa. Ao elaborá-lo a escola deve sempre levar em consideração o aluno, a sociedade e a cultura.