As medidas de temperatura mais utilizadas no mundo são as escalas Celsius, Kelvin e Fahrenheit. Com a notação em graus Celsius (°C), a escala Celsius é baseada nas temperaturas de fusão e ebulição da água, ou seja, seu ponto zero é a temperatura que a água congela e 100 quando ela ferve.
O principal instrumento para a medição de temperatura é o termômetro, que é constituído por um tubo graduado com um líquido em seu interior (mercúrio ou álcool). ... Ou seja a temperatura de 5°C (5 graus Celsius) equivale a uma temperatura de 41°F (41 graus Fahrenheit).
Termômetro mede a temperatura dos sistemas físicos. Seus tipos mais comuns baseiam-se na dilatação do mercúrio e usam as escalas termométricas Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
Para medir as temperaturas máximas e mínimas, os termômetros funcionam da seguinte forma: nas temperaturas máximas o termômetro costuma conter mercúrio em seu interior e a medição é feita de maneira que ao sentir o calor do ar, o mercúrio suba através do filete do tubo, mas que seja interrompido e fique parado em caso ...
O instrumento usual para monitorar variações na temperatura do ar é o termômetro. Talvez o mais comum seja o termômetro composto de um tubo graduado com líquido (normalmente, mercúrio ou álcool). Quando o ar se aquece, o líquido se expande e sobe no tubo; quando o ar se esfria, o líquido se contrai e desce.
A medida da temperatura, normalmente, é feita através do seu efeito sobre um sistema. ... É assim que funciona um termômetro convencional: há no seu interior um líquido (álcool, mercúrio) que se expande à medida que a temperatura aumenta, e uma escala graduada permite que se leia o valor da temperatura do corpo.