A escola em Reggio Emilia está em contínua mudança porque o projeto de educação que propõe se baseia no relacionamento e na participação (rede de comunicação entre crianças, professores e pais), e, consequentemente, seu trabalho é reflexivo, repensa-se e reconstrói-se constantemente.
Os Projetos em Reggio Emilia visam com que as crianças possam extrair sentidos e significados de determinados eventos do interesse de pequenos grupos. Enquanto parte do currículo, os projetos encorajam as crianças na tomada de decisões, nas escolhas colaborativas com os colegas.
Além da escuta infantil Consiste em reconhecer e se conectar com a realidade daquela criança, com suas vivências e experiências. ... Essa escuta sensível e afetuosa, abre espaço e promove o protagonismo da criança. Possibilita que ela tenha voz e cria condições para ela se expressar espontaneamente em seu ambiente.
Uma dica é usar sons produzidos com o próprio corpo ou com objetos. Melodias são sempre bem-vindas e é importante estimular o bebê a acompanhar nem que seja só com balbucios. A apresentação de materiais com cores e texturas diversas também é muito importante.
LEIA MAIS 6 planos de atividade para trabalhar os Campos de Experiência
Por isso, a BNCC entende que, na Educação Infantil, a escola “precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.”
De acordo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, identidade e autonomia e natureza e sociedade.