Na economia, distribuição de renda ou distribuição de riqueza é o modo como se processa a repartição da riqueza e dos bens socialmente produzidos, entre os habitantes e entre os diferentes estratos da população de um país ou região. ... Um país pode ser muito rico e seus habitantes muito pobres.
Nas demais regiões, a participação na renda e na população total são mais equilibradas: no Norte, 3% da renda e 3% da população; no Leste, 28% da renda e 25% da população; no Centro-Oeste, 4% da renda e 5% da população. Isto significa que as rendas médias dessas regiões aproximam-se da renda média do país.
No Brasil, há uma grande desigualdade na distribuição de renda entre classes sociais, gênero e etnias. O rendimento de um país é expresso em renda per capita, que corresponde à riqueza de um país dividida pelo número de habitantes.
O maior acesso à educação nos últimos 20 anos, assim como os programas de transferências de renda e o mercado de trabalho beneficiaram os mais pobres e provocaram uma redução efetiva na pobreza e no índice de Gini. ... Assim, a mobilidade de renda entre gerações no Brasil é bastante baixa.
10 ações urgentes contra as desigualdades no Brasil
Algumas das causas da desigualdade social: Má distribuição de renda – e concentração do poder; ... Falta de investimento nas áreas sociais, em cultura, em assistência a populações mais carentes, em saúde, educação; Falta de oportunidades de trabalho.