Assim, as expressões «chuva temporã» e «chuva serôdia» significam que se trata de chuva que vem fora da sua época habitual, mas a temporã é a que aparece antes, e a serôdia é a que surge depois da época normal.
Uma sensação dolorosa ou latejante nas têmporas, em um ou nos dois lados da cabeça, é uma das queixas mais comuns no consultório médico. São múltiplas as causas do problema, incluindo: Problemas no fígado podem aumentar a pressão intraocular, dando a sensação de que o olho vai pular para fora.
O osso occipital é um osso único, que cobre a parte dorsal da cabeça. Ele constitui uma grande porção da parte basilar do neurocrânio e abriga o cerebelo.
Osso occipital. O osso occipital, Os occipitale em latim, é um osso ímpar, mediano, simétrico e plano (chato) localizado na região posterior e média do crânio, formando a base deste e a parte posterior da calota craniana.
A nevralgia do grande occipital deve-se à irritação e inflamação deste nervo e caracteriza-se por: Frequentemente não ter causa estrutural evidente; Raramente se dever a lesão ou compressão do nervo em consequência de traumatismo, tumor, hemorragia ou doença sistémica.
Significado de Occipital adjetivo Que pertence ao occipício. ... Osso occipital, osso simétrico que forma a parede posterior e inferior do crânio. Buraco occipital, buraco no osso occipital, por onde passa o eixo cerebrospinal. substantivo masculino Osso que forma a parede posterior e inferior do crânio.
Tipo II - Fratura de côndilo occipital como parte de fratura da base do crânio, com traço em direção ao forame magno. É causada por trauma direto regional.
SEPARAR EM SÍLABAS
Repousa sobre a fossa cerebelar do osso occipital e está separado do lobo occipital por uma prega da dura-máter denominada tenda do cerebelo. ...
O sistema nervoso central (SNC) é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído pelo encéfalo e medula espinal, que estão protegidos pelo crânio e coluna vertebral, respectivamente. Ambas as estruturas são reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas de meninges.
Essas membranas que envolvem o encéfalo são as meninges. Elas fazem a separação do órgão da caixa craniana. Em um adulto, o encéfalo pode ser dividido em quatro regiões: Tronco encefálico, o cerebelo, o diencéfalo e o cérebro.
O encéfalo é protegido pelos ossos do crânio e por membranas de tecido conjuntivo. Essas membranas são denominadas de meninges e separam o encéfalo da caixa craniana. As meninges são três: dura-máter, aracnoide e pia-máter. ... A membrana dura-máter e a aracnoide são separadas por um espaço denominado de subdural.
Lesões nervosas periféricas são agressões aos nervos causadas por agentes mecânicos, químicos ou físicos, ocasionando consequências ao indivíduo.
A lesão nervosa pode ser classificada em três tipos: Neuropraxia – bloqueio fisiológico de condução nervosa num [dentro de um] axônio, sem nenhuma interrupção anatômica.
A lesão aguda tem como característica a perda da sua função normal, e isso depende do tipo de nervo lesado (motor ou sensorial) e do local da lesão. Caso o comprometimento seja muscular os sintomas podem ser fraqueza ou paralisia. Se o comprometimento for sensorial, os sintomas podem ser a parestesia e a dor.
Também perderá o comando dos músculos que são controlados por aquele nervo. Os músculos se tornam flácidos e sem função, podendo ocasionar deformidades nas articulações. Sempre que há um corte no local anatômico do trajeto de um nervo e há dormência na pele, existe uma forte suspeita de ruptura do nervo.