Para obter essa energia realizam o processo de respiração celular que consiste basicamente no processo de extração da energia química armazenada nas moléculas de glicose, com a participação do oxigênio. É um processo contínuo, que acontece em todas as células dos seres aeróbios, tanto de dia como de noite.
A célula animal é eucariótica e constituída basicamente de membrana celular, citoplasma e núcleo. Possui semelhanças com a célula vegetal, mas diferem em importantes aspectos. Todos os seres vivos são constituídos por células, que podem diferenciar-se de um grupo para outro.
As mitocôndrias e a produção de energia. Um dos "combustíveis" mais comuns que as células utilizam na respiração celular é o açucar glicose. Após a "queima" da glicose, com participação do gás oxigênio, a célula obtêm energia e produz resíduos, representados pelo gás carbônico e pela água.
Respiração Celular é o processo bioquímico que ocorre na célula para obtenção de energia, essencial para as funções vitais. Acontecem reações de quebra das ligações entre as moléculas liberando energia.
As principais organelas das células vegetais são: ribossomos, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomos, centríolos e peroxissomos. As células vegetais possuem todas essas organelas também, porém, os centríolos são encontrados apenas nas briófitas e pteridófitas.
As células vegetais são eucarióticas, pois seu DNA está localizado no interior da membrana nuclear, ou seja, o núcleo. A estrutura que pode ser vista facilmente na célula vegetal é a presença da parede celular fora da membrana celular. Forma o revestimento exterior da célula.
As células vegetais possuem algumas particularidades na fase M. Sua divisão é anastral, ou seja, apesar da existência dos centrossomos e sua migração para pólos opostos, não existem centríolos e nem ásteres. ... Essa lamela, então, se expande para a periferia até alcançar a membrana plasmática, dividindo a célula em duas.
Na reprodução sexuada dos vegetais ocorre a alternância entre dois tipos de gerações; uma haploide (n) e outra diploide (2n) . ... b) A geração diploide corresponde ao esporófito e produz esporos através da meiose. A fecundação dos gametas origina um zigoto que é diploide.