Aristóteles (1997) foi o primeiro, em sua obra Arte poética, a adotar o termo catarse (katharsis) para tratar do fenômeno estético como “libertação”, “serenidade” ou “calma” dos sentimentos. Através da catarse opera-se a depuração de duas paixões, que os gregos consideravam como negativas, a saber, o medo e a piedade.
A Catarse
Ab-reação é o nome dado à descarga emocional que leva o indivíduo à reviver os sentimentos do evento passado.
- Atenção flutuante – regra técnica à qual tenta se conformar o psicanalista, ao não privilegiar em sua escuta, nenhum dos elementos particulares do discurso do analisando. A atenção flutuante é a contrapartida da associação livre, proposta ao paciente.
Freud, durante a evolução do uso do método catártico, observou que as representações traumáticas permaneciam ativas no inconsciente, pois o acesso que os pacientes tinham às recordações se dava de forma inconsciente durante a hipnose. ... O acesso às representações se dava de forma direta na hipnose.
Josef Breuer foi um médico e fisiologista de destaque que teve uma importância decisiva na gênese da psicanálise. ... Também foi o primeiro a atender a famosa Anna O., que se tornaria a primeira paciente tratada com o método psicanalítico, logo após Josef Breuer a encaminhar para se consultar com Freud.
Resenha: Capítulo 26 “O que mudou nas “regras técnicas” legadas por Freud?” Nos anos de 1912 a 1915 Sigmund Freud elaborou trabalhos sobre a técnica psicanalítica. Nestes deixou seu legado: as regras mínimas que devem reger a técnica de qualquer processo psicanalítico.
O psicanalista usa várias técnicas como incentivo para o cliente desenvolver insights sobre seu comportamento e os significados dos sintomas, incluindo borrões de tinta, parapraxias, associação livre, interpretação (incluindo análise de sonhos), análise de resistência e análise de transferência.
A história da Psicanálise: origem Os primeiros trabalhos datam do ano de 1892. Após logo se formar, Freud iniciou sua carreira médica numa clínica psiquiátrica e em seguida em um hospital. Engajado, Freud tentava achar a solução para problemas de histeria e neurose vistos em muitos pacientes.
Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose no tratamento de pacientes com histeria, como forma de acesso aos seus conteúdos mentais. Ao observar a melhora dos pacientes tratados pelo médico francês Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da histeria era psicológica, e não orgânica.
Sigmund Freud