Estou grvida e com as plaquetas baixas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As mulheres grávidas que têm contagens muito baixas de plaquetas ou um sangramento muito intenso são mais propensas a ter sangramento intenso durante o parto ou depois. Para evitar o sangramento intenso, estas mulheres geralmente são tratadas.
O que é trombocitopenia na gravidez?
Em gestações não complicadas, a trombocitopenia é descrita como contagem de plaquetas inferior a 150.000 por µL. Em grávidas com complicações, esse número pode ser ainda menor. Para esclarecer as alterações relacionadas à gestação na contagem de plaquetas, pesquisadores realizaram um estudo.
Qual o normal das plaquetas na gravidez?
Gestantes com contagem de plaquetas entre 100.000 e 150.000 céls/mm3, em qualquer momento durante a gravidez, provavelmente têm TG e não necessitam de investigação adicional, a menos que outros fatores estejam presentes (trombocitopenia prévia à gravidez ou outros diagnósticos prováveis, como pré-eclâmpsia).
O que é bom para aumentar as plaquetas na gravidez?
Assim como não existe nenhuma indicação para maior consumo de algum alimento que poderia aumentar o nível das plaquetas. “A quantidade de plaquetas não está relacionada, nem para mais ou para menos, com alimentação. Não tem nenhum alimento que possa ajudá-la, ela deve comer bem e de tudo”, orienta a hematologista.
O que pode causar as plaquetas baixas?
As causas de plaquetopenia são: imunológica ( PTI – púrpura trombocitopênica imune), infecções vigentes ( virais, bacterianas), medicamentos, gestação, doença hepática crônica ou hipersplenismo, doenças congênitas das plaquetas ( raras) e doenças medulares que levam a pouca produção de plaquetas ( menos frequentes).
O que é a trombocitopenia?
A trombocitopenia imune primária (PTI) também conhecida como púrpura trombocitopênica idiopática é uma doença que se caracteriza por baixas contagens de plaquetas (trombocitopenia). As plaquetas ou trombócitos são células do sangue produzidas na medula óssea, responsáveis por iniciar o processo de coagulação sanguínea.
O que fazer quando as plaquetas estão baixas?
Alimentos como fígado, ovos, vegetais folhosos verde-escuros como o espinafre, ajudam a controlar as hemorragias. O consumo destes alimentos reduzem a quantidade de plaquetas necessárias para a coagulação do sangue e, deste modo, evitam a diminuição do nível das plaquetas.
Qual a causa da trombocitopenia?
A trombocitopenia ocorre quando a medula óssea produz quantidades insuficientes de plaquetas ou quando plaquetas demais são destruídas ou se acumulam dentro do baço aumentado. Podem ocorrer hemorragias na pele e hematomas. Os médicos utilizam exames de sangue para estabelecer o diagnóstico e determinar a causa.