A forma mais simples de se inserir um travessão em um documento de Word é utilizando o teclado numérico. A combinação de teclas é: Alt+0151. Porém, se você utiliza um teclado de notebook, que contém os números apenas em cima das letras e não no lado direito, isso não será possível.
Usos do travessão
O Travessão (—) é um sinal de pontuação usado especialmente no início de cada fala no discurso direto. Há, porém outras formas de utilização, em que ele substitui parênteses, vírgulas ou parênteses.
Em português, dever-se-á sempre deixar espaço depois do travessão (ou do travessão duplo). No caso de este se encontrar no interior de um enunciado, dever-se-á deixar sempre um espaço antes e outro depois.
Atalhos para travessão (—)
Apesar de parecerem semelhantes, estes três tipos de traço são usados de formas bem diferentes: o hífen é comumente usado para fazer uma ligação entre palavras, o meia-risca para unir os valores extremos de uma série (1–10,A–Z), e o travessão, é utilizado para indicar mudança de interlocutor e para isolar palavras ou ...
Se houver mudança de linha, e a nova frase inicia-se com travessão, ou seja, uma nova fala (discurso direto), então, letra maiúscula, e esta será a primeira da linha.
As únicas pontuações capazes de encerrar uma frase no português são ponto final, reticências, exclamação e interrogação. Portanto, depois de dois pontos, o correto é usar letra minúscula. Exemplo: ... Quando a informação depois dos pontos for uma citação entre aspas, esta começará com letra maiúscula.
1) É de regra começarmos um período iniciando-o com letra maiúscula. 2) O ponto de interrogação e o de exclamação terminam períodos. Portanto, o período seguinte iniciar-se-á com letra maiúscula. ... Quando tal acontece, escreve-se minúscula depois do ponto de interrogação ou exclamação.
Depois de ponto de interrogação ou de exclamação – Usa-se letra minúscula depois de ponto de interrogação ou de exclamação, no mesmo período , na primeira palavra que aparecer depois daqueles sinais, como em “Por que você demorou? perguntou a mãe aflita.” e “Que paisagem mais linda! exclamou Paulo.”.
Maiúscula inicial, como sabemos, é para depois de ponto (final, de exclamação ou de interrogação). Depois de ponto e vírgula o que cabe é minúscula, mesmo quando há mudança de linha.
O ponto, a pinta e/ou o pingo do i - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Qual o nome que se atribui ao “acento inerente” à vogal i (pinta do i)? Ao ponto da vogal i dá-se o nome de ponto ou pinta.
Quando uma frase está entre parênteses, a pontuação vai depois do parêntese, a não ser que o sinal de pontuação pertença verdadeiramente à frase, isto é, àquilo que se diz, como no exemplo seguinte: Dizem que ele roubou o patrão. (Não acredito nisso!)
O uso da vírgula é independente do uso dos parênteses, pois se a locução entre parênteses não estiver na frase (e é característica da informação entre parênteses o facto de ser adicional ou não essencial), a pontuação deverá ser exactamente a mesma (ex.: Ele respeita os sinais de trânsito, observando todas as regras.).
Os parênteses podem ser usados para introduzir toda espécie de informação considerada acessória no texto (comentários; significado de siglas, de palavras ou de expressões; possibilidades de leitura; enumerações; exemplificações; referências bibliográficas, nascimento e morte etc.).
Evite usar parênteses excessivamente, ficar toda hora explicando o que você "quis dizer" não é aconselhável, use parênteses apenas quando o que você for escrever entre eles enriqueça aquilo que já foi dito, evite que o leitor (que no caso será o corretor) de tanto "saltar" nas ideias entre parênteses acabe se perdendo ...
Resposta: Diga exatamente que texto! Explicação: Mas ,pode significa que a palavra tem outras referências além do quer é ou uma explicação ou até mesmo uma adição de termos!
Em sua redação, utilize sempre as preposições em número limitado e cuidadosamente. 6) A utilização de parênteses pode ser bastante útil em uma redação, principalmente para mostrar alguma informação relevante que você queira acrescentar à sentença ou fazer alguma referência.
5) Exatamente por isso, têm-se utilizado, na prática, as reticências entre parênteses ou entre colchetes, para indicar, com mais clareza, a supressão de parte do texto que consta do original.