Como usar a palavra menos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A palavra menas está errada, não existe....Deve ser utilizada a palavra menos para indicar alguém ou alguma coisa em menor número, em menor quantidade ou numa posição inferior:
menos pão;
menos livros;
menos água;
menos cadeiras;
menos coisas;
menos gente;
menos pessoas;
o menos importante;
Mais itens...•16 de mar. de 2018
É certo falar menas?
MENAS não existe. Use sempre MENOS: “Vieram MENOS pessoas que o esperado”; “Isso é de MENOS importância”.
Porque menos e não menas?
Sem precisar se alongar muito, a resposta é bem clara e objetiva: o termo correto é menos. Vamos te explicar o porquê: Levando em conta que a palavra menos exerce, na maioria das vezes, a função de advérbio, ela torna-se um termo invariável. Ou seja: não fará a concordância de gênero com outras palavras.
Quem não é fumante tem menos ou menas chances de ter câncer?
Se você não é fumante, mas vive ao lado de um, tem até 30% a mais de chance de ter câncer de pulmão - GQ | Saúde.
O que significa a palavra menas?
Não existe esta palavra na língua portuguesa. É empregada para ironizar pessoas que falam errado. Menas não existe, o correto é menos.
Tem menas pessoas que o normal hoje?
Voltando aos exemplos, a palavra menos foi corretamente utilizada em dois enunciados, são eles: “O melhor é tomar menos refrigerante e mais suco” e “Há menos pessoas hoje do que ontem.” Então, para não errar, lembre-se de que a palavra menos é invariável, logo menas não existe. Portanto, atenção para não se equivocar.
Tinha menos meninas naquela sala?
Não. E a explicação é bem simples, menos não deve concordar com nenhuma palavra, pois não deve sofrer variação. Com isso, menas é uma “palavra fantasma”, por isso, deve ter seu uso eliminado, pois de acordo com a norma padrão, seu uso é inadequado.
É correto dizer muito menos?
A forma correta é «muito menos», mesmo quando menos acompanha um substantivo. Na língua falada, é possível ouvir "muita" em lugar de muito, sobretudo quando o advérbio modifica adjetivos: «uma praia "muita" grande». É um uso que a norma não aceita.
É correto falar menos gente?
E a explicação é bem simples, menos não deve concordar com nenhuma palavra, pois não deve sofrer variação. Com isso, menas é uma “palavra fantasma”, por isso, deve ter seu uso eliminado, pois de acordo com a norma padrão, seu uso é inadequado.
Quanto menos pessoas ou quanto menos pessoas?
Portanto, é uma palavra invariável, que não sofre flexão de gênero. Desse modo, o correto é sempre usar “menos”, nunca “menas”, não importando qual o gênero da palavra que vem depois (masculino ou feminino). Assim, deve-se dizer: “menos pessoas”, “menos livros”, “menos revistas”, “menos tijolos” etc.
Tinha poucas ou tinham poucas?
Tinha indica a 3. ª pessoa do singular: Ele tinha saudades de ti. Tinham indica a 3. ª pessoa do plural: Eles tinham saudades de ti.
O que significa a expressão muito menos?
1. Muito menos. Expressão que serve para reforçar uma negação. Não vou neste lugar, muito menos com chuva.
Qual palavra pode substituir muito menos?
1 tampouco, nem, sequer, também não, tão-pouco.
O que significa a palavra muito pouco?
“Muito pouco” equivale a “pouquíssimo”. Imagine-se a seguinte construção: “Ela come muito pouco”. “Pouco” é um advérbio que se refere ao verbo comer, enquanto “muito” é um advérbio que intensifica “pouco”.
Qual pronome substitui a gente?
Nós é um pronome pessoal reto que indica um grupo e a gente é uma locução pronominal com valor semântico de nós. Assim, nós e a gente podem ser utilizados como sinônimos, tendo apenas atenção para a distinta conjugação do verbo.