EQST

Para Que O Xaxim Utilizado?

Para que o xaxim utilizado? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Para que o xaxim é utilizado?

Devido a sua beleza, praticidade e diferenciais a exploração do seu caule para fabricação de vasos se tornou bastante comum, bem como sua utilização em projetos de jardins e construções. O modismo do uso do xaxim, como suporte para orquídeas e bromélias, também surgiu por ser muito mais barato do que um vaso de barro.

Porque xaxim está proibido?

Em razão de sua intensa exploração comercial destinada à jardinagem e floricultura, o xaxim, conhecido como samambaiaçu-imperial (Dicksonia sellowianna), passou a integrar a lista de espécies da flora nacional ameaçadas de extinção.

Por que não devemos confeccionar esses vasos de xaxim comente?

O problema é que o xaxim tem o crescimento muito lento (ele cresce de 5 a 8cm por ano). Então são necessários uns 50 anos para se obter um vaso de 40 a 50cm de diâmetro! Ao comprar, usar ou vender vasos, placas, “palitos” e “pó″ feitos de xaxim, estimula-se um sério dano ambiental, além de se cometer um ato ilegal*.

Como o xaxim se reproduz?

Caso você queira fazer a reprodução do xaxim, saiba que ela deve ser feita em local sombreado e úmido, é um processo muito lento e deve ser feito através de mudas, que no caso do xaxim a forma ideal de se fazer é retirar um broto em crescimento junto com uma parte do tronco, sem ferir a planta.

O que podemos fazer para preservar o xaxim?

O solo onde o xaxim irá ficar deve ser rico em húmus e bastante úmido, em lugares sombreados ou à meia-sombra. Os reforços de adubação foliar devem ser feitos mensalmente. Ele cresce lentamente e, embora prefira climas amenos, é também tolerante ao frio.