Os artigos de revisão são aqueles que têm por função provar ou desacreditar o que foi originalmente descrito em um artigo de outro tipo. Em geral, é um relatório de uma repetição da mesma experiência realizada anteriormente, de forma a testar se os resultados serão os mesmos.
Escolha os principais conceitos e definições para guiar o seu leitor ao decorrer do texto. Com uma visão geral sobre o tema e com os principais pontos do texto em mente, você será capaz de elaborar um roteiro para dar início a sua revisão.
Trata-se de uma revisão sistemática da literatura com abordagem bibliométrica, a qual será desenvolvida a partir de levantamento nas bases de dados de material já elaborado, constituído por artigos científicos publicados.
Para o levantamento e análise realizados neste estudo, foi feita uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) seguida de bibliometria baseada nas seguintes etapas: i) Busca de termo – seleção dos periódicos; ii) Leitura dos títulos, resumos, palavras-chave dos artigos retornados; iii) Leitura da metodologia e dos ...
A pesquisa bibliométrica precisa, necessariamente, contemplar uma etapa de análise quantitativa de dados. O artigo de revisão tem como característica principal a sistematicidade com a qual o material bibliográfico é coletado e analisado.
Metanálise é uma técnica estatística adequada para combinar resultados provenientes de diferentes estudos. Na área da saúde, um exemplo é a combinação do risco relativo entre dois tratamentos estimado em diferentes estudos. ... O objetivo principal deste artigo é apresentar, de forma prática, como conduzir uma metanálise.
Revisão sistemática: Aprenda de uma vez sobre esse processo
É uma revisão planejada que também utiliza métodos explícitos e sistemáticos para analisar tendências, sintetizar resultados, identificar, selecionar e avaliar não só estudos primários (pesquisas), como revisões teóricas, relatos, e outros tipos de estudos.
A revisão sistemática é uma metodologia útil em saúde, dado que possibilita identi- ficar as melhores evidências e sintetizá-las, para fundamentar propostas de mudan- ças nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.