ATIVIDADES RECREATIVAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
A recreação é a práticas de atividades lúdicas, que envolvem a espontaneidade, a liberdade de expressão, a criatividade, a alegria, o prazer de forma individual ou coletiva. ... Portanto, as práticas lúdicas e recreativas devem fazer parte do curricular escolar e integrar à proposta pedagógica da escola.
Dicas para trabalhar a recreação na gestão de escolas
Os benefícios desenvolvidos pelas atividades recreativas são: maior interação do indivíduo no seu meio social, a melhoria do nível intelectual, desenvol- vimento de habilidades, entre outras. São esses os pontos importantes da recreação no desenvolvimento humano consciente do indivíduo.
Resposta. os possíveis benefícios são: o desestresse, a socialização, a liberação do hormônio do prazer . Vale lembrar que lazer e uma atividade que você faz que te livre de qualquer obrigação laboral, é algo para relaxar.
A recreação é uma prática prazerosa em que os alunos participam de atividades descontraídas, uma importante estratégia de inclusão e socialização, pois desenvolve as habilidades psicomotoras das crianças e esse processo de educação se dá através da convivência dentro de locais especializados que transmitem valores ...
Na escola os corpos sujeitos da corporeidade contam e fazem a sua história de vida, a experiência do corpo sendo, expressada pela motricidade produz ações intencionais, isto é, através de suas práticas corporais a criança se faz corpo sujeito consciente de suas ações.
Importância: As aulas de educação física são importantes em todos os seguimentos, pois ela promove o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto. ... A Educação Física escolar evidencia a liberdade cognitiva e emocional dos estudantes para a aprendizagem.
O esporte é capaz de desenvolver assim, as competências comunicativas, sociais e técnicas, ensinando, na prática, a lidar com as necessidades dos outros e também com a sua própria necessidade. Além do respeito, outros valores são aprendidos com a prática regular do esporte nas escolas.
Contribui para a aprendizagem Portanto, o esporte é essencial para prevenir esses problemas. Ele favorece o desenvolvimento psicomotor da criança e estimula o surgimento de habilidades fundamentais para a construção do conhecimento, principalmente durante a educação infantil.
Além de promover a aquisição de habilidades motoras básicas e especializadas aos alunos, a pedagogia do esporte pode proporcionar também o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, trabalhar a autoestima e aspectos relacionados à cooperação, educação, convivência, participação, autonomia e emancipação (PAES; BALBINO ...
É objetivo do Esporte Educacional o desenvolvimento integral do indivíduo, com o desenvolvimento dos 4 pilares da educação: Saber, Fazer, Ser e Conviver, para a formação de competências à cidadania plena, na busca da inclusão e transformação social.
No esporte da escola as regras são flexíveis, modificáveis, a uma busca pela participação coletiva, priorizando a inclusão de todos na atividade proposta, os jogos são criados e idealizados pelos alunos, o professor é o mediador dos alunos, tem uma característica lúdica, não a separação por sexo, entre outras.
O autor classifica o esporte como um fenômeno sociocultural e o divide em três dimensões sociais: esporte educacional, performance/ rendimento e lazer/ participação. Segundo Maia (2010) o esporte educação, aquele voltado para o contexto escolar pode incluir ou excluir o aluno, dependendo da proposta pedagógica.