4 etapas para trabalhar danças na Educação Física
Além de proporcionar a saúde tanto mental como corporal ela tem outros benefícios como: criatividade, socialização, consciência corporal e do espaço, musicalidade, atenção, tolerância, respeito ao próximo, e um ponto que se tem mais mencionado pelas pessoas que observam o que o ensino da dança proporciona, a disciplina ...
São inúmeras as modalidades, mas todos os estilos possuem algo em comum: fazem um enorme bem à saúde. “A dança traz muitos benefícios à saúde, como o aumento da flexibilidade, o aprimoramento da coordenação motora, a melhora cardiorrespiratória e também a otimização do condicionamento aeróbico”, explica a professora.
Segundo alguns autores, a manifestação artística teve origem na cultura europeia, já outros consideram que a dança sofreu influências africana e indígena. ... A história que é representada através da dança e da cantoria sobre a mulher de um vaqueiro que está grávida e tem o desejo de comer a língua de um boi.
A Dança é uma manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira representando um veículo privilegiado de expressão de sentimento e comunicação social. O brasileiro tem desenvolvido variadas formas de expressão do corpo que merecem atenção especial dos pesquisadores desta arte (Unicamp.
As novas tecnologias e mídias permitiram a criação de softwares para notação coreográfica. ... O objetivo deste artigo é mostrar como a dança vem sendo influenciada pelo avanço tecnológico e como esta relação entre a dança e a tecnologia vem convergindo caminhos através dos tempos.
Ao entrar em contato com a história da tecnologia como parte da composição em dança, é importante levar em conta que o que nomeamos arte (ou dança) tecnológica são as obras que se utilizam de novas tecnologias, tecnologias digitais. ... Na história da dança, a cenografia toma lugar de destaque como tecnologia de palco.
Resposta:As inovações tecnológicas apropriadas pela Dança nas últimas décadas desencadeiam sucessivamente novas propostas de criação, novos processos e inusitadas formas de concepção artística que vão desde a composição coreográfica para corpos de bailarinos virtuais até a interatividade entre corpos reais e imagens ...
A mídia em sua manifestação faz um papel de mediadora desse processo, a dança em sua forma de entretenimento resulta numa imagem e função totalmente equivocada. ... Assim, a cultura cinematográfica norteamericana difunde em todo mundo seus padrões e danças acrobáticas, que simbolizam apenas o entretenimento de massa.
Resposta. Resposta: A mídia pode apresentar a dança através dos meios de comunicação, por exemplo: a televisão pode mostrar uma competição de dança, o rádio, a internet, etc.
A dança é uma forma de expressão corporal e é fundamental para o ser humano, fazendo com que aperfeiçoemos a nossa coordenação motora, trazendo ao cotidiano uma grande paz de espírito e quando efetuada em grupo proporciona a convivência social saudável. ...
É grande a influência da mídia na forma de dançar, pois ela é capaz de influenciar nos hábitos da sociedade por meio da promoção, exposição e incentivo de formas e estilos de dançar.
Os fundamentos essenciais da dança são: Movimento: Os movimentos básicos das partes do corpo (translações e rotações) e as combinações entre eles. ... Famílias de movimentos: Os movimentos em dança concentran-se em grupos denominados famílias da dança que são: transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e elevações.
Além de ser uma atividade divertida, dançar também queima calorias, combate o estresse e ainda aumenta a sensação de bem-estar. Dependendo do ritmo, a dança pode também fazer bem para o coração e para o condicionamento muscular, além de melhorar alongamento, flexibilidade, concentração, equilíbrio e coordenação motora.
Em geral a dança serve como um meio de expressão corporal . Desse modo pode transmitir sensualidade , elegância , dentre outras danças específicas como por exemplo as tribos indígenas , os mesmos acreditam que algumas danças específicas podem trazer chuva à tribo .
Benefícios da dança para o corpo
Com ritmos animados e divertidos, essa modalidade ajuda a melhorar a coordenação motora, promove mais resistência física, melhora a respiração, exercita a expressão corporal e aumenta a autoestima.