Na visão sistêmica das Constelações Familiares, tomar pai e mãe significa que precisamos ser gratos a este homem e a esta mulher pelo simples fato deles terem nos dado a vida. Porque a vida só chegou até nós porque eles nos disseram SIM.
Tomar os pais segundo Bert Hellinger é uma entrega de humildade de nossa parte em que não nos achamos superiores. Ainda que eles tenham nos ferido, a lei da ordem permanece ativa e em seu lugar. Dizemos “sim” para eles sem fazer julgamentos ou qualquer escolha ácida sobre a imagem deles com humildade e respeito.
Não discuta com um pai abusivo. Evite discutir ou defender seu ponto de vista quando a outra pessoa estiver nervosa ou violenta — a melhor forma de se lidar com esse tipo de situação é permanecer em silêncio e só falar alguma coisa quando alguém se dirigir a você.
Defenda-se e peça para o seu pai parar. Defenda-se e diga para ele parar de pegar no seu pé. Seja firme, sem ser agressivo. Não aumente o tom da voz, mas diga bem sério: “Pare de falar comigo assim”. Depois de pedir para ele parar, saia do local.
Como acabar com este medo
Um pai tóxico apresenta um comportamento narcisista que lhe permite viver através da vida de seus filhos ou oferece uma criação marcada pela competição, que prejudica os filhos e acentua a si mesmo. São pais que exigem que os filhos orientem suas vidas em torno da satisfação de suas necessidades e desejos.
Ainda que não seja por mal, os pais tóxicos, também conhecidos como pais narcisistas, são aqueles que, em nome do cuidado, estão sempre colocando os filhos para baixo, invadindo sua privacidade, protegendo exageradamente, fazendo chantagem emocional e controlando cada passo.
6 sinais de que você é uma pessoa tóxica sem nem perceber