O bolor ou mofo é uma designação comum dada a fungos filamentosos que não formam estruturas semelhantes a cogumelos. Eles vivem principalmente em lugares úmidos e escuros. Bolores crescem sobre pão velho, frutas podres, couro, madeira, papel e muitos outros materiais.
Os fungos, também conhecidos como bolores, são organismos eucariontes (com células nucleadas), existindo espécies unicelulares e pluricelulares, respectivamente: as leveduras e os cogumelos, cujas células são impregnadas externamente por quitina, um polissacarídeo nitrogenado.
Casa fechada, chuvas frequentes e umidade excessiva são os principais fatores responsáveis pela formação de mofo na parede. Além das paredes, os primeiros sinais do fungo costumam aparecer também dentro de armários e gavetas.
O bolor é o estágio inicial da ação dos fungos. É facilmente identificado por apresentar uma textura em alto relevo na cor cinza e sua remoção é simples e fácil. Já o mofo é um estágio mais avançado, no qual apresenta uma coloração mais escura, maior dificuldade para ser removido e chances de maiores danos à estrutura.
“O mofo pode causar principalmente as alergias respiratórias, rinites, asma, sinusites, e também pode provocar doenças mais graves, como sinusites fungicas, que é provocada pelo próprio mofo. Pode levar a pneumonias fungicas que é um quadro bem mais grave, ela é de difícil diagnóstico e o tratamento é meio complicado.
O tratamento para alergias a bolor e sintomas de exposição podem incluir: Sprays ou lavagens nasais. Os corticosteroides nasais, como a fluticasona (Flonase), reduzem a inflamação das vias aéreas causada por alergias a fungos.
Se sofre de alergia ao bolor, pode ter reações como, por exemplo, olhos lacrimejantes, congestão ou muco nasal, espirros, cócegas, sibilos peitorais, dificuldades respiratórias, dor de cabeça e, em alguns casos graves, ataques de asma. Um ambiente com bolor é um perigo importante para a saúde do recém-nascido.
O mofo negro é toxigênico, ou seja, libera as chamadas micotoxinas que podem ser extremamente prejudiciais para os ocupantes da edificação. Evidentemente, algumas pessoas são mais sensíveis aos esporos dos fungos do que outras, e podem desenvolver sintomas respiratórios após a inalação de um pequeno número de esporos.
Viver com umidade e mofo é um perigo para a saúde. Os esporos produzidos pelo mofo podem agravar a asma e transmitem bactérias que podem causar até infecções. Esse risco é maior em pessoas vulneráveis como idosos, bebês, crianças e mulheres grávidas.
Paredes. Muitas vezes, por trás da pintura da parede, o mofo se prolifera e a percepção é difícil. A única maneira de descobrir se há mofo ou não é, por mais insalubre que pareça, cheirar as paredes.
“Fungos podem se manifestar como manchas na pele, às vezes brancas ou até vermelhas, com crescimento lento, descamação nas bordas e sensação de coceira, podem aparecer como fissuras entre dedos dos pés ou até como áreas de pequenas bolhas”, explica.
Stachybotrys chartarum
Significado de Bolor substantivo masculino Designação comum de fungos que vivem de matérias orgânicas por eles decompostas; mofo, muco.
O mofo se desenvolve em um ambiente que também é propício para ácaros e esses dois costumam andar juntos. Por isso, além de deixar a roupa com cheiro ruim, ele também é a causa de alergias dermatológicas e respiratórias. Mais do que um problema estético, o mofo deve ser combatido visando a sua saúde e a da sua família.
Antimofo caseiro com água sanitária Uma receita simples é misturar água com água sanitária ou vinagre branco, na proporção de um para um. Basta passar a solução com um pano por todo o interior do armário, até nas gavetas. Se estiver com mofo, o procedimento deve ser feito uma vez por semana.
– Coloque as roupas de frio no sol durante o verão ou lave-as. – Pelo menos uma vez ao mês, tire as roupas e limpe o armário com água e vinagre para evitar fungos e retirar possíveis manchas de mofo. – Coloque um pote com bicarbonato de sódio, cal ou gesso dentro do guarda-roupa. Troque-o a cada seis meses.
Como tirar mofo de roupa branca com bicarbonato
O guarda roupa é um dos móveis que mais ocorre o cheiro de mofo, assim como cômodas....Dicas: como tirar cheiro de mofo do guarda roupa usando vinagre branco
Viver com umidade e mofo é um perigo para a saúde. Os esporos produzidos pelo mofo podem agravar a asma e transmitem bactérias que podem causar até infecções. Esse risco é maior em pessoas vulneráveis como idosos, bebês, crianças e mulheres grávidas.
Coloque 1 litro de água sanitária em um recipiente; Adicione 1 xícara de açúcar; Deixe a roupa de molho até o bolor desaparecer; Lave a peça normalmente.
AÇÚCAR PARA REMOVER MANCHAS EM PEÇAS DE ROUPA Numa panela, mergulhe a peça de roupa em água e deixe ferver. Assim que estiver no ponto máximo de fervura, coloque açúcar dentro da panela e mexa. Não retire a peça de roupa até se ter apercebido que a mancha já desapareceu.
Água sanitária mancha roupas coloridas. Misture 1 colher (sopa) de alvejante com ¼ de xícara (chá) de água. Pingue uma gota dessa solução numa parte escondida do tecido (bainha ou punho). Seque com papel-toalha.
- Para ajudar na limpeza de roupas, dilua 10 ml em um litro de água e, depois de agitar, misture na água da lavagem. Deixe a roupa de molho por 30 minutos. Pode usar o sabão em pó normalmente. As peças devem estar totalmente imersas e, depois de lavadas, não devem secar ao sol.
Bicarbonato de sódio é uma alternativa rápida para não deixar a peça manchar. Você também pode tentar remover ou minimizar a mancha de água sanitária com bicarbonato de sódio. Para isso, faça uma pasta com água e bicarbonato e aplique na mancha. Depois, aguarde secar.