A ligação iônica consiste na união de íons com cargas de sinais contrários, mediante forças eletrostáticas. Ocorre com a transferência de elétrons de um átomo para outro, formando cátions (íons positivos) e ânions (íons negativos), que se atraem mutuamente.
Para identificar se uma ligação é covalente, iônica ou metálica basta visualizar os átomos que se ligam. Se forem ametais, a ligação é covalente; se for um metal e outro ametal, a ligação é iônica. Se todos forem metais, a ligação é metálica.
Uma ligação entre íons ocorre com a transferência definitiva de elétrons, essa ligação é caracterizada pela existência de forças de atração eletrostática entre íons. A atração que existe entre íons negativos (ânions) e positivos (cátions) dá origem à ligação iônica.
As Ligações Iônicas são as ligações químicas que ocorrem entre os átomos quando estes reagem entre si a fim de alcançarem a estabilidade. A ligação iônica é um tipo de ligação química baseada na interação eletrostática que ocorre entre íons de cargas opostas. Exemplo: íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions).
Ligação Covalente Também chamada de ligação molecular, as ligações covalentes são ligações em que ocorre o compartilhamento de elétrons para a formação de moléculas estáveis, segundo a Teoria do Octeto; diferentemente das ligações iônicas em que há perda ou ganho de elétrons.
A ligação iônica é entre metal e ametal ou hidrogênio, a ligação covalente é entre ametal e ametal ou hidrogênio, já a ligação metálica é entre metal e metal. Outra diferença é que na ligação iônica os átomos se ligam por uma atração eletrostática e já ligação covalente é por uma força eletromagnética.
A ligação iônica ocorre quando um átomo precisa perder elétrons para se tornar estável. ... *um átomo só perde elétron qnd encontra outro disposto a receber. A ligação covalente ocorre qnd 2 ÁTOMOS PRECISAM GANHAR elétrons. Qnd ocorre a associação, eles passam a COMPARTILHAR elétrons.
Resposta: Substância iônica é aquela formada entre um cátion e um ânion. Geralmente um metal (+) e um ametal (-). Substância molecular é aquela formada geralmente entre ametais ou o hidrogênio e um ametal.
Substâncias iônicas: apresentam altos pontos de fusão e de ebulição. Substâncias metálicas: possuem elevados pontos de fusão e de ebulição. Em exceção do mercúrio, césio e frâncio. Substâncias moleculares: possuem ponto de fusão e de ebulição inferiores aos das substâncias iônicas.
Soluções iônicas e moleculares diferenciam-se porque a primeira possui íons e conduz corrente elétrica, já a segunda não possui íons, portanto, não é eletrolítica.
As ligações intermoleculares também são muito fortes, então a substância será dura e quebradiça, já que sua estrutura espacial reticular é do tipo cristalina iônica (configurada por uma rede de incontáveis repetições nas três direções, por exemplo, de Na+ e Cl- ligados entre si).
Resposta. É que as interações de atração entre os íons são as mais fortes (atração eletrostática), ficando naquele modelo sólido, com as partículas juntinhas, organizadas, sem movimentação.
Substâncias iônicas: São sólidas na temperatura ambiente; Apresentam elevados pontos de fusão e ebulição; São duras e quebradiças; Conduzem corrente elétrica quando dissolvidas na água e quando fundidas.
A água e o metano são substâncias moleculares, pois são formadas por moléculas. Além dessas, podemos citar como exemplos de substâncias moleculares: o açúcar (estado sólido), o álcool (estado líquido) e os gases em geral (estado gasoso).