pou-co, eu acho que é assim, eu espero ter ajudado!
Resposta
Em ju-í-zes, o i forma hiato com a vogal anterior (u) e só recebe acento porque a palavra está no plural; em juiz não há acento porque o i está seguido de z na mesma sílaba.
Vamos direto ao assunto: juiz não tem acento e o motivo é simples: nenhuma palavra terminada com a letra Z leva acento ortográfico. Além disso, as letras “ui” formam hiato e quando acompanhadas de Z não são acentuadas. ... Ademais, trata-se de um hiato em palavra paroxítona contendo somente a vogal na sílaba (ju-í-zes).
as letras i e u continuam a ser acentuadas se formarem hiato mas estiverem sozinhas na sílaba ou seguidas de s. Exemplos: baú, baús, saída. No caso das palavras oxítonas, nas mesmas condições descritas no item anterior, o acento permanece.
Afinal, porque é que raiz não leva acento agudo e raízes leva?! Quando a vogal tónica i ou u não forma ditongo com outra vogal imediatamente anterior, é de regra colocar-lhe o acento agudo, precisamente para evidenciar que há um hiato, ou seja, que as duas vogais pertencem a sílabas diferentes.
A forma correta é raiz. É uma palavra aguda, isto é, com acento tónico na última sílaba. Segundo a regra de acentuação, as palavras agudas não levam acento gráfico no i tónico, quando este não forma ditongo com o a anterior e está seguido de z que não inicia sílaba.
Raízes é o plural de raiz.
Significado de Dores substantivo feminino plural As sensações penosas provocadas pelo trabalho de parto; o sofrimento físico causado pelo parto: estava com as dores. ... Plural de dor.
Sinestesia, metáfora, metonímia.
Significado de Raiz substantivo feminino Órgão dos vegetais que fixa a planta no solo, absorvendo dele água e sais minerais indispensáveis à sua existência. [Botânica] Parte por meio da qual um órgão é implantado em um tecido: raiz do dente, do cabelo etc.