Metrópole: cidade de maior porte que se caracteriza pelo poder de atração e influência que exerce sobre um expressivo número de cidades do seu entorno.
A maioria das cidades brasileiras são classificadas como grandes centros urbanos, que contêm empresas e serviços de alto de alto padrão, estando presente importantes pólos econômicos como centros de pesquisa, universidades, laboratórios, clínicas especializadas, dentre outros.
Tal classificação é chamada de Hierarquia das Cidades ou Hierarquia Urbana. ... As cidades podem ser divididas em cidades locais, centros regionais, cidades médias, cidades metropolitanas, metrópole e cidades globais. Cidades locais: são cidades que exercem um grau de influência sobre uma área não muito elevada.
No Brasil, as duas cidades que estão incluídas na categoria de cidades globais são São Paulo e o Rio de Janeiro.
Também conhecidas como metrópoles mundiais, as cidades globais são aquelas que possuem influência em nível mundial. Portanto, as cidades globais possuem influência nos centros urbanos do próprio país e também em regiões de outros países do mesmo e de outros continentes.
Resposta. Considerando que as cidades globais são cidades de muita movimentação econômica, sua importância é movimentar a economia da sua região e do país, assim como oferecer um leque mais abrangente de oportunidades de emprego.
Essas três cidades são consideradas cidades globais, ou seja, que se destacam por centralizar decisões mundiais e cuja importância transcende seus países de origem. ... “Uma cidade global é uma cidade que influencia as outras cidades do mundo, que basicamente tem ideias novas e é a locomotiva das outras cidades.