1º passo: calcular o determinante da matriz de coeficientes. 2º passo: calcular Dx substituindo os coeficientes da primeira coluna pelos termos independentes. 3º passo: calcular Dy substituindo os coeficientes da segunda coluna pelos termos independentes. 4º passo: calcular o valor das incógnitas pela regra de Cramer.
Sistemas lineares de equações: método da substituição
Em geografia, o sistema linear é definido como a maneira com estão distribuídos no espaço (rede urbana) uma população ou cidade, onde os centros populacionais estão localizados ao longo de um eixo bem determinado, como por exemplo um rio.
Matemática. Sistemas lineares consistem em um conjunto de equações que possuem correlação entre as incógnitas. Sendo assim, o conjunto solução de um sistema linear é composto pelo valor das incógnitas que satisfazem todas as equações desse sistema.
Um sistema de equações é considerado determinado quando apresenta uma única solução, isto é, no caso de um sistema de duas equações do 1º grau com duas incógnitas, há um único par ordenado. Observe: Ao resolvermos o sistema , obtemos uma única possível solução: (4, 3).
Equação linear É uma equação com uma ou mais variável em que cada variável tem expoente igual a um e não pode existir multiplicação nem divisão entre elas. Assim, ax + by = 0 é uma equação linear, pois a variável é x e o seu expoente é igual a um (x¹) e a variável y também tem expoente igual a um (y¹).
Classificação dos sistemas lineares
Assim, para obtermos um sistema possível e determinado basta termos um valor diferente de 6 para o coeficiente (m). Contudo, caso m seja igual a 6 (m = 6), teremos D = 0, portanto devemos determinar qual será a classificação desse sistema (SPI ou SI).
Resposta. Resposta: a determinante tem que ser diferente de zero para o sistema seja possível e determinado, posteriormente precisamos fazer testes.
A regra de Cramer é uma das maneiras de resolver um sistema linear, mas só poderá ser utilizada na resolução de sistemas que o número de equações e o número de incógnitas forem iguais.
No sistema abaixo,o valor de K para que o sistema seja impossível é: Kx - 2z = 0.
-11 + k = 0 ---> k = 11