Regra de três simples
A regra de três só pode ser usada quando as grandezas relacionadas forem proporcionais, ou seja, se uma delas aumentar ou diminuir na mesma proporção que a outra. Essas grandezas podem ser diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais.
A regra de três composta é a razão e proporção entre três ou mais grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, ou seja, as relações que aparecem em mais de duas colunas. Exemplo: Uma loja demora 4 dias para produzir 160 peças de roupas com 8 costureiras.
Regra de três composta com três grandezas
Mediante a identificação desses pontos, podem ser usados dois tipos de regra de três: simples e compostas. A forma mais fácil de fazer essa diferenciação entre o tipo de regra de três ao qual recorrer é prestar atenção a quantidade de valores apresentados na situação.
Outro exemplo de razão é a porcentagem. Porcentagem é uma razão que tem o denominador igual a 100.
Quando um problema envolve grandezas diretamente ou inversamente proporcionais e. conhecemos três valores, utilizamos a regra de três. simples. ... valores, utilizamos a regra de três composta.
Duas grandezas são diretamente proporcionais quando uma varia de acordo com a variação da outra, de maneira proporcional e direta. Uma grandeza é algo que pode ser medido. ... Isso significa que a medida da diagonal dessa tela é igual a 5,5 polegadas e que a grandeza usada aqui foi o comprimento.
Definimos por grandeza tudo aquilo que pode ser contado e medido, como o tempo, a velocidade, comprimento, preço, idade, temperatura entre outros. As grandezas são classificadas em: diretamente proporcionais e inversamente proporcionais.
Caso duas grandezas sejam proporcionais, variar a medida de uma delas faz com que a medida observada na segunda também varie. Se essa variação é direta, então essas grandezas são diretamente proporcionais; se essa variação for inversa, então as grandezas serão inversamente proporcionais.
Um bom exemplo para grandezas não proporcionais é a relação peso e altura. É evidente que uma grandeza não depende da outra, pois existem milhares de pessoas com determinada altura e pesos diferentes. ... Se a resposta for sim, então, dizemos que essas grandezas são diretamente proporcionais.
Como exemplo citamos: comprimento, tempo, temperatura, massa, preço, idade e etc. As grandezas diretamente proporcionais estão ligadas de modo que à medida que uma grandeza aumenta ou diminui, a outra altera de forma proporcional. Exemplo: Uma costureira gasta 1,40 metros de tecido na confecção de uma bermuda.
Para isso, é preciso que a razão entre o primeiro e o inverso do terceiro seja igual à razão entre o segundo e o inverso do quarto. Em seguida, realizando a multiplicação cruzada, temos: Como a igualdade é verdadeira, os números são inversamente proporcionais.