3 truques para enriquecer os alimentos com ferro
Já a vitamina C é um potente ativador da absorção do ferro. Seus poderes ajudam a combater o estresse, evita o envelhecimento precoce das células e a propensão de doenças oftalmológicas. Frutas cítricas são bons exemplos de fontes de vitamina C.
Os suplementos de ferro mais usados para combater a anemia são o sulfato ferroso, o Noripurum, Hemo-Ferr e Neutrofer, que além de ferro podem conter ácido fólico e vitamina B12, que também ajudam no combate à anemia.
Como absorver melhor o ferro dos alimentos
O que muita gente não sabe é que tem hora certa e maneira adequada para tomar os suplementos, de forma que sejam melhores aproveitados pelo organismo. Ferro e vitamina C, por exemplo, devem ser ingeridos juntos, já que um potencializa o efeito do outro.
De acordo com a nutricionista funcional Juliana Pizzocolo, tomar complexos vitamínicos em excesso, sem a orientação médica, pode fazer mais mal do que bem. “Pode ocorrer sobrecarga renal e intoxicação, principalmente por vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K)”, aponta a nutricionista.
As mais importantes para o funcionamento adequado do nosso organismo são:
Para manter os níveis adequados de vitamina E no organismo, é recomendado o consumo de 15 mg por dia. No caso do consumo de vitamina E como suplemento diário como parte de um multivitamínico, a recomendação é de no máximo 150 mg.
Ingestão diária recomendada de vitaminas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma quantidade de consumo diário médio de 2,4 microgramas (mcg) de vitamina B12 para os adultos. Alguns dos principais alimentos que contêm essa vitamina são: Bife de fígado (100 gramas) = 112 mcg de B12.
Geralmente, a dose recomendada para assegurar níveis saudáveis de vitaminas do complexo B em adultos é de 5 a 10 mg de vitamina B1, 2 a 4 mg de vitamina B2 e B6, 20 a 40 mg de vitamina B3 e 3 a 6 mg de vitamina B5, por dia.
Pode causar neuropatia sensorial ou síndromes neuropáticas (doenças nos nervos) quando tomada em doses de 50mg a 2mg por dia por tempo prolongado, progredindo desde andar vacilante e pés entorpecidos até adormecimento e desajeitamento das mãos, os quais são reversíveis.
Tomar 1 a 2 comprimidos revestidos por via oral ao dia ou de conformidade com a prescrição médica.
O melhor horário para tomar vitaminas é perto ou junto com as principais refeições. Consumir vitaminas dentro desse horário melhora a absorção, garantindo um melhor aproveitamento.
Complexo B: Como tomar, benefícios, para que serve | Growth. Atendimento 24hrs via e-mail. Tempo médio de resposta 10 minutos.
Não existe um horário ideal para tomar o multivitamínico, mas o mais indicado é escolher um momento em que a ingestão do suplemento possa ser acompanhada de uma refeição.
A quantidade recomendada de ingestão de colágeno é de 8 a 10 g por dia, que pode ser consumida juntamente com uma refeição, em qualquer horário do dia. O melhor tipo de colágeno é o hidrolisado pois ele é melhor absorvido no intestino.